
ZEEKER X FLAGSHIP - GADGET SOBRE RODAS
Se você pesquisar na internet, vai ver que o termo “gadget” é muito usado para se referir a pequenos equipamentos eletrônicos que tem funções para facilitar nossa vida cotidiana. Smartphones, tablets, smartwatch, leitores de MP3s e caixas de som via bluetooth são exemplos desse tipo de equipamento.
Mas a expressão, na verdade é uma gíria tecnológica, que começou a ser usada para distinguir esse tipo de equipamento que usa muitas vezes uma ou mais inovações tecnológicas e, por conceito são bastante simples e intuitivos de usar.
E não consigo pensar em outro termo para me referir ao Zeeker X. Ele é literalmente um gadget sobre rodas! Sim, é como um smartphone, que apesar de ser um telefone portátil e ser capaz de fazer ligações, há muitas, mas muitas outras funções que serão mais usadas que aquela de se falar com outra pessoa. É justamente o que acontece com o X, ele tem tantos recursos, mas tantos que até você esquece que ele é um automóvel!
E estou falando sério! Imagine que ele é um Smartphone, que em vez de ser usado para falar com as pessoas, tem a função de te levar do ponto A, para o ponto B, com muito conforto, o que vamos evidenciar mais para frente aqui nesse texto, mas a questão é que mais que um transporte eficiente, ele é uma ilha de tecnologia, principalmente quando se olha ao lado no transito e vê quão atrasados são os outros carros. Não só pelo fato deles precisarem queimar um combustível para se locomover, mas pelos poucos recursos que oferecem.


É ASSIM QUE TODOS OS CARROS DEVERIAM SER
Imagine que não precisa se preocupar em abrir o carro, apertar o botão de partida, liberar o freio de estacionamento, engatar uma marcha e acelerar. No Zeeker X, basta estar com a chave, que vamos falar dela mais a frente, no bolso, e o carro já te recebe com uma breve trilha sonora que parece a inicialização do Windows do seu laptop. E, isso, lhe garanto não é a toa! Faz parte da experiência imersiva do carro.
A maçaneta retrátil rebate para dentro e você não precisa apertar ou puxar nada. Apenas coloque os dedos na fenda que se formou na porta e ela já destrava e abre um centímetro. Basta agora puxar a porta para ter acesso ao carro. Uma vez lá dentro, com o pé no pedal de freio, afivele o cinto, desloque a alavanca seletora de marcas na coluna, para cima ( Reverse ) ou para baixo ( Drive ) e libere o pedal. Só isso e o carro faz o resto! Nada de se preocupar com freio de estacionamento ou botão para ligar o carro. Para sair, é a mesma coisa. É só pressionar o botão de Park na alavanca, desafivelar o cinto e descer do carro. Pronto ele se trava quando você se distancia. Tão simples quanto acessar uma função no seu celular.


Sim, claro essa tecnologia “easy entray” já existe em carros como Tesla e Volvo, mas no Zeeker há uma dramaticidade maior, seja pela recepção com uma música, seja pela forma de abrir as portas.
Lá dentro não há exageros. São duas telas, com excelente resolução. A do motorista, em formato widescreem de 8,8”, mostra apenas o necessário para o condutor como velocidade, marcha selecionada. Já a tela central, de 14,8 é um espetáculo à parte. Primeiro porque tem gráficos incríveis e sua velocidade de resposta é quase que imediata. É possível mover o gráfico do carro com a ponta dos dedos, e abrir os vidros, portas e tampa do porta-malas e ver seu acionamento da representação do carro na tela em tempo real. Segundo porque há tantas funções para se descobrir que precisei da consultoria especializada de meu filho de 17 anos. É insano a quantidade de funcionalidades presentes.
O volante de dois raios possui ótima empunhadura, sendo costurado em dois tons muito elegantes. O Formato, com a parte superior e inferior achatadas não incomoda e nem destoa do conjunto. Pelo contrário dão um ar tecnológico ao carro e fazem muito sentido pela posição do painel de instrumentos sobre a coluna de direção. Só há dois botões multifunção, um em cada raio. A buzina, ainda bem, se mantem no cubo central, como deve ser. Acima do volante há o sensor que “lê” o condutor a todo instante para identificar distrações ou sonolêcia. Fui chamado atenção pelo carro com uma mensagem no painel ao bocejar e ao interagir demais com a multimedia enquanto conduzia.
A ausência de botões no habitáculo é outro sinal de inovação e passa um ar de modernidade. É como falamos aqui no EVPLACE. Carro elétrico tem que ser moderno por dentro, pois tem tudo ao ver com a proposta do carro!


FEATURES, FEATURES E MAIS FEATURES!
Ai está outra expressão que precisa ser usada quando se fala de um Zeeker. O termo em inglês pode ser traduzido como “característica”, mas no contexto tecnológico é muito usado para descrever os recursos disponíveis em um equipamento eletrônico muito tecnológico. Então, é correto dizer que um gadget tem muitos features, entendeu?
Bem, depois dessa introdução a linguagem e gíria tecnológica, entenda que os features são os recursos que o X oferece para o usuário, que é assim que pode chamar o dono do carro, pois esse Zeeker é como se fosse um laptop com tela sensível, e rodas.
Muito do que o carro possui de funções são coisas que talvez tenhamos pensado apenas como uma pequena loucura, tipo:” seria legal se eu pudesse descansar no carro enquanto espero meu filho largar do colégio no estacionamento”. Ou “seria bacana se tivesse um posição confortável para ouvir minhas músicas ou até assistir quem sabe um filme dentro do carro!”
Bem, parece surreal o que vou dizer, mas essas funções existem no carro!!! Sim, e é muito louco isso, mas basta acessar o menu rápido, dando um “arrasta pra baixo” e clicar em Modo Teatro. Após autorizar a função, os bancos dianteiros recuam, se baixam e se reclinam para trás. Se a luzes internas estiverem acessas, elas se apagam, e o sistema de som se ajusta para dar mais profundidade a música. É incrível.
O modo descanso, também acessado no menu rápido, reclina o assento dianteiro para uma posição confortável, enquanto uma música ambiente relaxante toma conta do habitáculo. Massagem também pode fazer parte da experiência.
Tudo isso a um toque na tela! Para retomar a posição, é só desabilitar a função e os assentos dianteiros retornam à posição inicial. É muito bacana ser levado pelo assento, para frente ou para trás de forma automática. Parece que estamos em uma espaçonave!!! É muito legal a experiência!!!




Há ainda features para se divertir, e porque não, mas que por uma questão de segurança só podem ser habilitados com o Park acionado. É o caso do sistema externo de som. Lembra que falei de ser recebido por uma música de entrada ao chegar perto do carro? Pois é isso é uma reprodução dos autofalantes que ficam a dianteira do Zeeker. E, pela tela é possível acionar um miado ou relincho de um cavalo! Sim, é sério o que estou falando! Pela caixa de som externa é possível reproduzir o sibilar de uma campainha de bicicleta, o som de um trator e até o ronco de um carro esportivo! As crianças piram!!! E até seu pet vai ficar atento ao carro! Digo isso porque realizamos vários experimentos do tipo!!! E foi sempre muito divertido ver a reação dos pequenos e de cachorros de várias raças. E você ainda pode reproduzir sua voz para pessoas de fora do carro!
Na tela você vai ver o gráfico de um simpático carrinho mudando de personalidade a medida que você escolhe um som diferente. Há imagem do carro como um gato, uma cavalo, bike, carro de corrida e trator.
Existe ainda a função de um show de luzes externa que combina o piscar dos faróis e lanternas com uma música reproduzida pelos autofalantes internos. Pode ser um Show de Rock ou a marcha nupcial!!


Mas na verdade, a Zeeker parece não saber brincar e leva tudo a outro nível. Ela não tem apenas um sistema tipo “ambiente light” que dá aquele toque de sofisticação com o uso de leds dentro do carro. No X há uma barra de leds que ilumina elementos translúcidos que cortam o painel de ponta a ponta. Nesse caso se pode manter um único tom permanentemente fixo, dentre umas 256 variações de cores possíveis, selecionar o modo pulsar, onde os leds pulsam como a batida de um coração, e, a mais legal que é o show de luzes que além de variar a cor dos leds, acende mais ou menos de acordo com a música tocada, como se fosse um equalizador! É muito bacana!
Não fosse o bastante, há pequenos furos no forro da porta, iluminando por delicados leds, que também dão um toque de sofisticação ao ambiente e seguem o mesmo padrão da barra de leds do painel. Nunca vimos nada parecido em nenhum outro carro!


Todos os principais controles estão na tela, onde o ajuste até dos retrovisores está na central multimídia, acessando através de um menu e ajustando em botões multifuncionais no volante.
Inclusive, botões são itens praticamente extintos no X. Tudo que é possível ser digitalizado, foi digitalizado, restando apenas botões, cilíndricos que funcionam no sentido inverso, dos vidros. Além deles dois comandos no volante, e só! Isso tem uma justificativa que é a economia circular, onde menos botões físicos representam menos peças para serem recicladas ao fim da vida útil do carro. Até mesmo a maçaneta da porta foi eliminada, substituída, aí, sim por um botão, que de tão prático te faz indagar porque não pensaram nisso antes. Inclusive, se você for abrir a porta e vier uma bicicleta, moto ou carro pela mesma faixa, e que o coloque em risco, a porta não será aberta até que o veículo passe.
Na coluna de direção há uma alavanca do lado direito que é o seletor de marchas e do lado esquerdo o comando das setas, e sim do limpador de parabrisas. É bom se acostumar.
Alguns recursos não vieram para o Brasil. Em uma versão topo de gama vendida na China, o X pode ter a porta do motorista fechada eletricamente, bastando pisar no pedal do freio, o console central pode ser recuado eletricamente através de um botão, e ao passar quatro dedos na tela, da esquerda pra direita, a multimídia vai para a frente do passageiro dianteiro. Surreal!!!


PADRÃO DE ACABAMENTO PREMIUM
Aqui no EVPLACE já analisamos vários carros híbridos e elétricos de marcas europeias, coreanas, japonesas e chinesas. Mas é perceptível o quanto os Chineses evoluíram, apagando até mesmo o brilho de fabricantes também orientais como Toyota, Honda e Kia. Eles melhoraram tanto que agora ameaçam as Montadoras europeias jogando o seu jogo de qualidade de acabamento e luxo interior. E, de todas essas marcas chinesas que já passou pelas nossas mãos, foi a Zeeker a que mais se destacou nesse quesito.
É impressionante ver o quanto o grupo Geely bebeu na fonte dos carros nórdicos da Volvo, marca que faz parte do seu conglomerado, para a partir do padrão estabelecido pela Montadora Sueca avançar um degrau a mais. Sim, a Zeeker foi criada para ser a empresa high End do grupo, estando acima mesmo da Volvo que é reconhecidamente uma marca de Luxo. A Zeeker, sejamos sinceros, ainda não pode ser considerada de Luxo, pois para isso é preciso mais que carros bons, é preciso ter história e legado, mas é certo, que essa empresa de apenas quatro anos de vida vai se equiparar com as centenárias alemãs em requinte interior. Algo como a Lexus fez, só que em um período de tempo mais curto, afinal, os chineses têm fome de mercado.
Para entender o que estou falando, basta analisar criteriosamente a escolha dos materiais do interior, a sofisticação do tom cobre acetinado das partes metálicas do habitáculo, a qualidade dos assentos, e a opção por um padrão mais homogêneo de cores, que é silenciosamente elegante diante do gritante padrão multicolorido usado em alguns modelos da BYD.




Tudo em que se toca tem uma sensação qualidade. Desde o revestimento perfurado que cobre o painel, ao couro sintético que reveste o volante e os bancos. Observe o Alcântara no teto, os autofalantes com acabamento metálico, a alça de apoio e porta óculos feitos de uma forma que você só veria em um Bentley, até o elegante tapete com padrão de linhas diagonais. O detalhe do assento dianteiro, que na parte de tras tem um acabamento com impressões em baixo relevo e porta objetos em corte diagonal, ladeado de um lado a outro com um aplique em cobre, muito elegante.
O interior é arejado pelo eficiente teto panorâmico fixo, que filtra muito bem os raios solares, e posso dizer, um dos melhores que já tivemos a oportunidade de usar pois elimina a cortina.
Todos os cinco passageiros vão muito bem acomodados, até mesmo na traseira, com destaque para a saída de ar na coluna. Para estar mais confortável, claro, quatro passageiros seria o ideal. Mas fizemos o teste e levamos cinco adultos bem.




DESIGN REALMENTE DISTINTO


O design exterior é a primeira coisa que você vê em um carro e é aí que você começa a se encantar pelo Zeeker X. Nada de banalidades ou de algo que se possa dizer que já viu em outro carro. Ele é distinto em suas linhas, se diferenciando até mesmo de seu primo, o Volvo EX30, cuja plataforma SEA é a mesma, mas que foi dada aos designs uma liberdade artística para criar algo totalmente novo.
A Montadora o chama de SUV, mas há nele elementos de hatch, o que não é ruim, uma vez que isso o diferencia nesse oceano de SUVs que são as ruas brasileiras. As rodas de aro vinte, ficam muito bem inseridas nos arcos dos paralamas elegantemente cobertos com um acabamento preto brilhante que se repete no teto. Na cor Crystal White do carro avaliado esse contraste entre o preto e o branco é o pináculo da elegância! Há outras três cores em tons de cinza, bege e verde.
Para a seção de fotos eu preferi jogar uma água no carro para tirar a sujeira que tinha aderido à tinta devido a uma chuva leve no dia anterior. Enquanto fazia isso pude perceber o ótimo encaixe dos painéis de portas e paralamas, e como o vidro das portas, que não possuem armação, como em um cupê se integra perfeitamente a coluna B. Até mesmo as borrachas de vedação dos vidros ficam ocultas sob os painéis das portas. Assim você tem uma lateral lisa e sem apêndices que gerem arrasto aerodinâmico que venham a produzir ruído com a passagem do ar ou prejudicar a eficiência do carro. Aplausos para a Zeekr.


Olhando de frente, a assinatura luminosa na dianteira tem uma forma única, com os faróis principais muito bem escondidos em uma máscara no para-choque, algo muito mais bem conseguido em efeito estético que o BMW i7, por exemplo. Já a seção traseira conversa muito bem com a dianteira, algo difícil hoje em dia, onde ela mantém o conceito estético de luzes delgadas, só que colocadas agora horizontalmente, para aumentar a percepção de largura do SUV. O toque de genialidade é o nome da marca em plástico translúcido no centro da tampa do porta-malas. À noite, fica iluminado, deixando claro para quem vem atrás de qual marca se trata.
O trabalho de diferenciação foi tão bem feito que você pode olhar em volta do X e não verá nada que remeta ao Volvo EX30. O objetivo é dar justamente um caráter próprio a Marca, para que o produto possa ser reconhecido nas ruas como um Zeekr. Mas como se trata de uma empresa que acaba de chegar ao Brasil, sendo nova mesmo em sua terra natal, a China, os olhares quando o carro passa não são nada discretos. Algumas pessoas inclusive ainda franzem a testa tentando saber de que marca se trata, e ficam surpresas ao saber que é um produto Chinês.


O SISTEMA DE SOM? NADA MENOS QUE YAMAHA!

Quem gosta de música conhece a Yamaha. Quem curte motos também! E quem gosta de música e anda de moto sabe que inclusive sua logomarca representa um diapasão. Só que a empresa japonesa, que até se aventurou um dia ao construir um superesportivo monolugar, chamado OX99-11 em parceira com nada menos que a equipe Brabham de F1, mas efetivamente nunca se envolveu com o universo automotivo. Mas a Zeeker conseguiu fazer algo inédito e equipar seus carros com um sistema de som assinado pela Marca, que é simplesmente a-lu-ci-nan-te!!!!
Oremos aos Deuses da Música, pela clareza do áudio e a qualidade sonora do sistema de som com doze autofalantes e um subwoofer! A experiência sonora é impressionante, e digna de equipar um carro premium como o Zeeker. A atmosfera criada quando se combina a excelente vedação acústica do carro, com o som absolutamente cristalino dos autofalantes iluminados, com o jogo de luzes proporcionado pelo painel de leds variando como um equalizador, enquanto a luz da Lua entra pelo teto panorâmico é algo simplesmente mágico!!!!!!!!


Se essa experiência, meu amigo e minha amiga, não tocar seu coração, e o fazer arrepiar a espinha é porque você deve ser feito de pedra! Um audiófilo, como eu, vai simplesmente querer morar dentro do carro!
Por isso, ajoelhem-se, ò meros sons automotivos. Estamos diante de algo novo, que pode mudar o jogo dos sistemas de som de alta fidelidade. Vida longa a Yamaha!!!!
E ELE TAMBÉM É UM CARRO ELÉTRICO!

É que são tantos detalhes que podemos até esquecer o mais importante, que ele é um carro elétrico! E um excelente carro elétrico, vale reforçar! O destaque é a moderna plataforma SEA2 ( Sustainable Experience Architecture ), ou Arquitetura de experiência de sustentável de segunda geração do Grupo Geely, que de tão funcional equipa outros carros, tanto da Zeeker, quanto da Smart e Volvo. Sobre ela são montados SUVs como o Volvo EX30, Link & Co Z10 e Smart #1, todos eles elétricos.
Coube a Zeeker aproveitar toda a tecnologia dessa plataforma para usar o conjunto ais potente disponível e msua versão topo de linha do X, a Flagship. O modelo usa dois motores elétricos, um em cada eixo, entregando nada menos que 428 cavalos de potência ( 316kW ) e 54,2 kgfm de torque as quatro rodas. Tamanha disposição o fazem acelerar como o foguete New Shepard da Blue Origin do Jeff Bezos!!!
Dá até uma certa tontura, tamanho o efeito da aceleração sobre sua cabeça! Da imobilidade ao limite das rodovias brasileiras, o tempo passa em apenas 3,8 segundos. Nem parece que o X pesa quase duas toneladas!
Ou seja, desempenho não lhe faltará! Nem mesmo na hora de recarregar. Isso porque essa plataforma suporta até 22kW de potência de carregamento, que é o máximo que o Padrão de recarga tipo 2 pode entregar em corrente alternada. Poucos carros elétricos têm essa capacidade e o resultado disso é uma carga completa na bateria de 66kWh em apenas 3h. Se ainda achou isso pouco, em corrente contínua é possível carregar a bateria em 30 minutos, usando até 153kW de potência.
Sobre a autonomia, a Zeeker anuncia 420 km para o modelo em sua versão topo de gama, contra 304 km do Inmetro. Pelo que avaliamos, números acima dos 400km por carga são bem prováveis. Claro, se você não abusar muito do pedal da direita.
CONCORRENTES

A Zeeker subiu a régua dentro do segmento de carros chineses. Não só com o X, mas também com o 001, a Marca mostrou do que é capaz em termos de produtos bem construídos, com nível de acabamento acima da média, fazendo frente até as germânicas. Por isso, seus concorrentes, ao menos aqui no Brasil, são justamente a Volvo, e a BMW, pois ambas possuem SUV elétricos premium.

VOLVO EX30 ULTRA
Um divisor de águas na linhagem Volvo. Com o atraso no lançamento da EX90 coube ao jovem EX30, menor modelo da Marca, anunciar como serão os Volvo daqui por diante. Do design interno ainda mais minimalista, ao uso de materiais sustentáveis, e a utilização de ainda mais recursos de segurança.
Um ótimo produto, que faz uso da mesma plataforma SEA2 da Geely, mas que aqui no mercado nacional está limitada, ao menos por enquanto a um único motor traseiro e 272 cavalos, concorrendo assim com a versão Premium, e entrada, e não com a Flagship aqui da avaliação. Não que o Volvo seja um produto ruim, muito pelo contrário, é excelente, mas o Zeeker X consegue ser ainda melhor.

BMW IX1 EDRIVE20 XLINE
A versão de entrada da linha IX1 é um concorrente direto do Zeekr X, mas apesar de ser maior em termo de dimensões, é menos potente e em torno de 20% mais caro. Claro, um BMW sempre será um BMW, e comparar ele a um carro chinês há alguns anos atrás seria uma heresia, mas nos dias atuais, o jogo mudou.
Algumas pessoas pagam pelo emblema azul e branco sobre o capô. Se você é um deles, vá de BMW. Mas se quer levar para a garagem o melhor que a indústria chinesa pode fazer, dê uma chance ao Zeeker X. Não vai se arrepender.
POR QUE COMPRAR O ZEEKER X
A resposta é simples, por que é o melhor SUV elétrico na faixa de preço, até R$ 300 mil, no Segmento Premium. É bonito, super tecnológico, com ótimo acabamento, elevada qualidade de construção, e com desempenho de fazer corar de inveja carros mais caros.
Se não tem tanta pressa de levar os filhos a Escola, há a versão premium, com um único motor e 272 cavalos. A bateria segue com a mesma capacidade e você perde na velocidade de carregamento em corrente alternada.
Agradecemos a AUTO ORIENTE ZEEKER por gentilmente nos ceder o veículo para nossa avaliação.
GALERIA











