TOYOTA COROLLA ALTIS HYBRID PREMIUM - SÍMBOLO DE UMA ERA

Se você perguntar a qualquer um aqui do EVPLACE qual carro foi mais emblemático no processo de eletrificação de nossa frota, a resposta será unânime em afirmar que esse título pertence ao Toyota Corolla Hybrid.

Nenhum outro carro foi capaz de, literalmente, popularizar a eletrificação, como fez o Corolla híbrido. Afinal, foi dele a missão de abrir o mercado que no momento dessa publicação acumula mais de 320 mil unidades eletrificadas, e dentro os quais nada menos que um terço desse mercado roda com a tecnologia que está sob o capô desse confiável sedã japonês.

Antes de seu lançamento em 2019, haviam muito poucas possibilidades para os clientes em termos de carros híbridos ou mesmo elétricos. Inclusive, dentro da marca existia o Prius, um excelente automóvel, que pelo fato de ser importado direto do Japão e por ter um design único, nunca alçou grande sucesso comercial por aqui.

Pode-se afirmar, inclusive, que a Toyota foi muito ousada, ao pegar o seu Best Seller, até então em uma única versão de carroceria tipo sedã, ( lembre-se que o Corolla Cross foi lançado apenas em 2021 ) e criar uma versão híbrida de seu modelo mais carismático. Uma aposta que naquele momento parecia arriscada mas que a Montadora sabia o que estava fazendo, tanto é que colheu os frutos dessa ousadia, pois emplacou nada menos que 40 mil sedãs com motorização híbrida Flex desde o seu lançamento.

Fica aí um aprendizado: nunca duvide daquela que é a Maior Montadora do Mundo! Eles não estão nessa posição por acaso!

TECNOLOGIA HÍBRIDA TOYOTA

Sim, quando falamos de tecnologia híbrida Toyota estamos nos referindo nada menos que a Tecnologia que foi pioneira na fabricação de modelos híbridos. Comparo sempre como comprar um Iphone. Não estamos falando apenas de um smartphone, mas sim da marca que inventou o telefone celular como conhecemos hoje, e é isso que faz as pessoas comprarem.

Assim mesmo é a tecnologia híbrida Toyota. Quando você compra esse carro, você está levando para casa a tecnologia que, literalmente, inventou o híbrido, e isso tem um peso! É certo que a concorrência avanço muito nos últimos anos, mas é preciso reconhecer que um carro conseguir médias de consumo de 12,8km/l com Etanol e 18,5km/l com Gasolina como informa o Inmetro, é algo a se aplaudir de pé, lembrando que se trata de um híbrido que não necessita de recarga externa.

Essa tecnologia foi idealizada no já distante ano de 1993 através de um grupo seleto de engenheiros que, a pedido do então presidente da empresa na época, levaram adiante aquele que chamariam de G21, ou o conceito do automóvel do Século XXI.

O resultado foi apresentado ainda como protótipo no Salão de Tóquio de 1995, que recebeu o nome Prius, que mais a diante se tornaria o modelo definitivo de produção. Ali estavam os fundamentos do que hoje ocupa o espaço abaixo do capô do Corolla: o powertrain híbrido.

Desde o início, o princípio é o mesmo, utilizar um motor a combustão eficiente, que simula o ciclo Atkinson, combinado com dois motores elétricos, sendo um gerador e outro de tração, que por sua vez são alimentados por uma bateria de Níquel Hidreto Metálico, uma química muito estável e eficiente.

Essa receita tecnológica vem sendo aprimorada incansavelmente desde então, e quase três décadas depois e cinco gerações ela continua viva em mais de trinta modelos híbridos diferentes que a Toyota produz pelo Mundo, tendo alcançado a marca de mais de vinte milhões de híbridos produzidos.

A ideia de criar um híbrido Flex, capaz de rodar tanto com Etanol quanto Gasolina para atender à demanda nacional foi mais uma inovação dentro dessa tecnologia e teve o mérito da subsidiária brasileira que desenvolveu o sistema, com apoio da engenharia da Matriz, tornando o Corolla Hybrid o primeiro e único híbrido regenerativo do Mundo a rodar com dois combustíveis.

O MAIS VENDIDO DO MUNDO

O Corolla pode não ser o mais espaçoso, ou o mais potente, ou mesmo o mais tecnológico do seu segmento, mas justamente o fato dele ser bom em todos os aspectos, e não apenas o melhor de todos em apenas um único ponto, somado a uma longeva vida comercial é o que o tornaram o automóvel mais vendido do Mundo, por vários anos.

Essa sucessão de recordes de vendas, seguido ano após ano, deu ao Corolla o título de automóvel mais vendido da história, tendo alcançado a marca de 50 milhões de unidades vendidas.

A Corolla perdeu o título de mais vendido do Mundo em 2021 e 2022, respectivamente para outro modelo da casa, o RAV4, que assumiu a liderança mundial nesse biênio refletindo a preferência por SUVs.

Daqui por diante será mais difícil que o Corolla se mantenha em primeiro lugar, apesar das excelentes vendas, mas o motivo principal está no lançamento mundial de sua versão SUV, o Corolla Cross, projeto nascido na Tailândia e que tem conquistado clientes cativos do sedã que veem no SUV uma maior versatilidade para o uso diário.

No Brasil, o Corolla mantém o ritmo de vendas, em torno de três mil unidades mensais, mesmo dividindo espaço com seu irmão SUV, atestando o nível de aceitação por parte dos seus clientes. Cerca de 12% dos Corolla sedã vendidos são híbridos atualmente. Esse número representou 23% em 2020.

DÉCIMA SEGUNDA DE UMA LONGA GERAÇÃO DE SUCESSO

Já são quase seis décadas melhorando e aperfeiçoando esse jovem senhor que debutou aqui no Brasil em sua décima segunda geração em 2019 e já passou por um leve lifting de meia via, no qual ganhou o painel digital.

Um salto importante dessa nova geração foi deixa a antiga e limitada plataforma NEW MC para assumir de vez a moderna e versátil TNGA, a nova arquitetura global da empresa que permite o uso de motores a combustão ou híbridos regenerativos e até mesmo plug-in em uma mesma plataforma.

Essa nova plataforma permitiu ao Corolla utilizar o mesmo powertrain híbrido do Prius, modelo que estreou a plataforma TNGA, o que deu grande versatilidade ao sedã.  Dessa forma foi possível criar uma nova versão, com dois níveis de acabamento, que até o fechamento dessa matéria levou para a casa dos clientes quarenta mil unidades eletrificadas, isso considerando apenas o sedã.

Essa atual geração ganhou mais espaço, um design mais refinado, melhorias no acabamento e principalmente um salto evolutivo no quesito segurança.

Ao entrar no carro você rapidamente se sentirá a vontade, pois saberá de imediato que se trata de um Corolla, principalmente se já teve um de gerações anteriores. O formato dos bancos, o nível de acabamento, o formato dos botões e alavancas de seta, a posição dos controles, o padrão de tons claros no interior, tudo transpira “Corolla”, claro que em um nível mais atual de design.

Essa geração, a versão Altis Premium do híbrido ganhou padronagem em dois tons, combinando um leve tom de creme com cinza claro, com o objetivo de deixar um ar mais refinado no habitáculo. É uma questão de gosto, mas há quem prefira a padronagem monocromática cinza da versão Altis Hybrid.

O diferencial foi a nova central multimídia, em posição elevada, do tipo “flutuante” que mantém os gráficos tipicamente Toyota, simples e diretos, com poucas funções, mas fácil de utilizar.

Um ponto positivo fica para os controles físicos do ar condicionado, bem posicionados e com ajuste dual zone, para motorista e passageiro dianteiro.

O quadro de instrumentos ganhou o tão esperado display digital, de ótima resolução, que não emite reflexos e permite uma excelente visualização dos indicadores, mas que curiosamente segue o mesmo layout da versão anterior analógica. Típico do Corolla. Mudar, mas não tanto.

SEGURANÇA SE TORNOU UMA PRIORIDADE

Nessa décima segunda geração a Toyota decidiu por investir muito no aspecto da segurança, e quando digo isso não me limito a apenas os sete airbags, sendo dois frontais, dois laterais dianteiros, dois do tipo cortina e um para os joelhos do motorista. Mas falo do contexto de segurança ativa, onde a empresa lançou o Toyota Safety Sense.

Um importante pacote de segurança, herdado da RAV4, que inclui a gestão de diversos aspectos da condução para assim tomar decisão pelo condutor de forma semiautônoma, como o sistema de frenagem de emergência, ou apenas informar ao condutor sob um risco potencial através de mensagem no painel ou através do acendimento de um led.

Com atuação eficiente e Importante que se diga, pouco intrusiva, ela se tornou um importante argumento de vendas para o já bem vendido Corolla. As versões híbridas saem de série com o Toyota Sense o que garante ao motorista a tranquilidade de condução pois o carro passa contar com uma extensa lista de recursos, como alerta de colisão frontal com leitura via radar que informa o condutor da iminência de uma colisão através de alarme sonoro e visual.

Há ainda frenagem de emergência, que atua no lugar do motorista, de forma autônoma, em velocidades de até 60km/h, alerta de mudança de faixa, alerta de ponto cego nos retrovisores, farol alto com comutação automática para evitar ofuscamento, piloto automático adaptativo que mantem a distância e a velocidade baseado no carro da frente, além de alerta de tráfego cruzado.

EFICIÊNCIA É A PRIORIDADE.

Muito se fala do Corolla Hybrid no quesito potência. Apenas 122 cavalos em um sedã médio joga contra a imagem do carro, principalmente em um segmento onde a potência é uma fator potencialmente decisivo para a compra. É algo muito inferior não apenas quando comparado a modelos concorrentes que partem ao menos de uns 146 cv, mas é distante até mesma da versão a combustão e seus 177 cavalos. Mas a resposta para isso está na eficiência.

O sistema híbrido Toyota prioriza a máxima eficiência, e para isso faz uso de um motor 1.8 aspirado, que opera simulando o ciclo Atkinson, que é um ciclo de funcionamento mais econômico que o usual ciclo Otto. Isso faz com que o motor entregue apenas 98 cv, quando em gerações anteriores do Corolla um motor 1.8 16V similar a esse rendia bons 144cv.

A troca da potência pela economia, tem um objetivo, que é tornar o conjunto propulsor muito mais eficiente, ou seja, capaz de extrair o máximo da energia produzida pela queima do combustível, com baixíssima emissão de poluentes e reduzido consumo de combustível. A perda de potência é justamente compensada pela força do motor elétrico de tração que sozinho contribui com 16 kgfm de torque, que é mais até que os 14,6 kgfm que o motor a combustão produz.

Por isso não se pode julgar o carro apenas pelos números de potência anunciados. É preciso enxergar o quão eficiente ele é com a motorização que ele utiliza, e isso ele faz com maestria.

Segundo o Inmetro, sua eficiência energética é de 1,21MJ/km, o que indica o quanto de energia térmica ele consome por quilometro percorrido. Quanto menor esse número mais eficiente é o carro. Apenas para efeito de comparação, a versão a combustão 2.0 Flex, tem uma eficiência de 1,60 MJ/km, o que mostra o grau de rendimento que o powertrain híbrido consegue entregar.

O resultado você sente no bolso. Ainda segundo o Inmetro o Corolla Hybrid roda 12,8 quilômetros na cidade com apenas um litro de Etanol, o que é simplesmente espetacular! Com gasolina o número a entidade anuncia 18,5km/l.

Há relatos de clientes, que mais habituados com a tecnologia, alcançaram números como 22km/l e até 24km/l com gasolina rodando no trânsito urbano! Em nossa avaliação, com Etanol chagamos a bons 11km/l. Um Corolla Altis 2.0 Flex, rende com o combustível verde apenas 8,6km/l. Uma diferença e tanto!

E é justamente essa capacidade do Corolla Hybrid de conseguir fazer muito com pouco é que o torna um carro especial, pois a economia que ele lhe entregará de combustível no final do mês o ajudará a pagar a parcela do financiamento.

CONCORRENTES

A vida do Toyota Corolla Hybrid já foi mais fácil, afinal quando foi lançado em 2019 praticamente reinava sozinho. Hoje encontra concorrência dentro de casa com o Corolla Cross, que já vende três vezes mais que o sedã em sua versão híbrida. Não que seja culpa do sedã, é que as pessoas têm preferido sentar em uma posição mais elevada mesmo.

Além disso, surgiram dois novos concorrentes. O Seu arquirrival Civic se transformou em um híbrido refinado, pedindo para isso 30% a mais que o Corolla. E, da China, veio BYD King PHEV com uma proposta de autonomia elétrica que o Corolla não consegue entregar ao preço de Corolla Flex.

HONDA CIVIC ADVANCED HYBRID E:HEV

Esqueça o Civic que você conhecia. Esse, agora importado, é outro carro, mais refinado, com melhor acabamento, maior nível de equipamentos e boa potência. Isso sem falar do muito eficiente sistema híbrido Honda e:HEV que faz frente ao Corolla Hybrid em eficiência, com 1,21MJ/km e com números de economia até melhores. Pena que só a gasolina.

Segundo a Honda, o valor de R$ 65 mil a mais se justifica pelo maior espaço interno, melhor desempenho, pelo som assinado Bose, pelos pneus de alto desempenho Yokohama, pelo maior refino no interior, claramente inspirado claramente no sedã grande Accord e pelo sofisticado sistema de segurança Honda Sense.

BYD KING

Chegando com uma proposta até então nunca vista no segmento, o BYD King trouxe novos ares para os sedãs médios ao introduzir a tecnologia híbrida plug-in, e com isso entregar até 100km de autonomia no modo elétrico, o que o torna altamente eficiente, mesmo diante dos fortes concorrentes.

O preço cobrado para se ter um carro híbrido plugável é o de sedã médio Flex, o que mostrou o quanto os chineses estão dispostos a conquistar espaço aqui no Brasil. O ponto fraco é o pacote de segurança, que não é ruim, mas que abre mão do ADAS para se posicionar em termos de preço.

POR QUE VOCÊ DEVE COMPRAR O TOYOTA COROLLA ALTIS HYBRID PREMIUM

Porque ele vai lhe atender em todos os seus requisitos! É muito eficiente, seguro, bonito, bom de revenda como poucos, tem um Pós-Vendas de referência, além é claro, de ser absolutamente confiável no quesito mecânico. E, tem presença por onde chega.

Pode deixar um pouco a desejar no aspecto do espaço interno se sua demanda for o transporte de cinco pessoas, mas para até quatro adultos, não haverá do que se queixar. Inclusive no volume do porta-malas.

Bom de rodar pelas ruas e estrada, independente do asfalto, é um carro para rodar centenas de quilômetros em um único dia, sem esforço.

E, ao comprar um você poderá dizer ao seu vizinho que tem em sua garagem nada menos que o carro mais vendido do Mundo de todos os tempos. E isso é um baita argumento!

Agradecemos a TOYOLEX TOYOTA por gentilmente nos ceder o veículo para nossa avaliação.

GALERIA

Comprimento: 4630mm

Largura: 1780mm

Altura: 1455mm

Entre eixos: 2700mm

Portamalas: 470 litros

Tanque: 43 litros

Peso: 1.445 kg

Ocupantes: 05

Suspensão dianteira: Independente McPherson

Suspensão traseira: Independente Multibraços

Freio dianteiro: Disco ventilado

Freio traseiro: Disco sólido

Direção: Eletroassistida

Pneus: 245/45 R 17

Motor a combustão: 1.8 16V 4 cilindros Atkinson Flex

Potência motor a combustão: 101cv ( E ) 98cv ( G )

Torque motor a combustão: 14,5 kgfm

Potência motor elétrico dianteiro: 72cv

Torque motor elétrico dianteiro: 16,6kgfm

Potência combinada: 122cv

Torque combinado: Não informado

Tecnologia: Híbrido Regenerativo ( HEV )

Capacidade da bateria: 1,3kWh

Química: Níquel hidreto metálico

Tecnologia: Híbrido regenerativo ( HEV )

Capacidade da bateria: 1,3kWh

Química: Níquel Hidreto Metálico ( NiMH )

Capacidade de carregamento: Não se aplica

Preço 29/10/24 ( Fonte: site da Montadora )

*Valores podem sofrer alterações

Período de Revisão: A cada 10 mil km ou 12 meses

10 mil km: R$ 505,90

20 mil km: R$ 990,00

30 mil km: R$ 864,00

40 mil km: R$ 1.419,00

50 mil km: R$ 771,00

Consumo cidade: 18,5km/l ( G ) / 12,8km/l ( E )

Consumo estrada:15,7km/l ( G ) / 11,1km/l ( E )

Autonomia cidade: 796km ( G ) / 550km ( E )

Autonomia estrada: 675km ( G ) / 477km ( E )

Autonomia elétrica: Não informada

Eficiência energética: 1,21 MJ/km

Emissão CO2: 78g CO2 / km

Aceleração 0 a 100km/h: 7,9s

Velocidade máxima:160 km/h

Autonomia elétrica: 250km ( Inmetro )

Eficiência energética: 0,51 MJ/km

Emissão CO2: 0g CO2 / km

Consumo equivalente: 44km/le ( cidade )

Consumo equivalente: 35,7km/le ( cidade )

Garantia do veículo: 05 anos

Garantia da bateria: 08 anos

Itens de série

  • Acabamento do volante em couro na cor preta
  • Acabamento Black Piano na grade inferior dianteira
  • Acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético bege e marrom
  • Difusores de ar com acabamento na cor prata
  • Faróis e lanternas de LED com acendimento automático
  • Lanternas dianteiras com luzes diurnas (Daytime Running Lights – DRL mode)
  • Painel de instrumentos com tela TFT de 12,3 pol. digital e colorido
  • Rodas de liga leve 17”com acabamento na cor preto brilhante
  • Teto solar
  • Ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow
  • Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento
  • Espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico
  • Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis automáticos com indicadores de direção e regulagem elétrica
  • Iluminação nos botões de subida e descida dos vidros
  • Indicador de direção econômica no painel de instrumentos (Hybrid System)
  • Limpador do para-brisa intermitente com sensor de chuva
  • Modo de seleção de condução Power
  • Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT8 de 12,3” de alta resolução)
  • Sistema de áudio central multimídia Toyota Play, tela com resolução HD e sensível ao toque de 9”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto, Apple CarPlay sem o uso de cabos (wireless Connectivity)
  • Smart Entry: sistema de destravamento das portas por sensores na chave
  • Start-Stop Engine Button: sistema de partida por botão (sem chave)
  • Volante com controles de áudio, computador de bordo e funções Toyota Safety Sense
  • Carregador por indução para celular (wireless charger)
  • Conexão USB tipo C para passageiros traseiro (somente carregamento)
  • Air bag de joelho (um): motorista
  • Air bags de cortina (dois sistemas com duas bolsas cada)
  • Air bags frontais (dois): motorista e passageiro dianteiro
  • Air bags laterais (dois): motorista e passageiro dianteiro
  • Assistente de pré-colisão frontal (Pre-crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática com reconhecimento para carros, pedestres e ciclistas
  • Controle Eletrônico de Estabilidade Veicular (VSC)
  • Controle Eletrônico de Tração (TRC)
  • Farol alto automático (AHB)
  • Faróis de neblina dianteiros de LED
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Sensor de alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores externo (BSM)
  • Sensor de reconhecimento de tráfego traseiro (RCTA)
  • Sinal de frenagem de emergência
  • Sistema de alarme perimétrico e volumétrico
  • Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)
  • Sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HAC)
  • Sistema Isofix para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos

Concorrentes do Toyota Corolla Altis Hybrid Premium

CONCORRENTE
CONCORRENTE:
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