LEXUS ES300H - FIRST CLASS

Meu primeiro contato com o novo Lexus RX450H foi justamente em uma véspera de feriado, onde o percurso que eu estava programado para realizar estava com um fluxo de carros muito acima do normal por se tratar de uma costumeira rota para quem desce para as praias do litoral Sul do Estado.

Tomado de uma elevada confiança, afinal estava a bordo do topo de gama da linha no Brasil, imaginei que nada seria melhor que um transito intenso para testar o quanto um carro um como o RX40H pode ser confortável, e foi nessa experiência que o Lexus me arrebatou.

Silencio absoluto! Sim, o nível de isolamento é tão elevado que é não era possível perceber o que ocorria ao meu redor do lado de fora do carro. Nada abalava aquele elo que havia sido criado entre mim e o carro, de total acolhimento e proteção contra o calor, ruído, vibração, ou qualquer outra interferência do mundo exterior. Estava apenas eu, e o interior do RX450H, em um universo particular.  Parecia que lá fora tudo ocorria no modo “mute”. Simplesmente impressionante!

A minha luta interna enquanto estive com o carro foi tentar entender como os engenheiros da Lexus conseguem chegar a esse nível de entrega? Afinal, para uma pessoa como eu que entende a fundo cada componente presente em um carro, seu funcionamento e como cada sistema interage entre si, me questionava o tempo todo como era possível fazer algo funcionar tão bem daquela forma? A cada acionamento de botão, eu me perguntava: “como assim?

Passei boa parte da experiência de condução refletindo quanto tempo deve ter sido dedicado a cada elemento do carro, a atenção máxima aos mínimos detalhes. E é disso que se trata o Luxo. Você paga não pelo produto em si, mas pelo nível de dedicação que pessoas tiveram para construir aquele que é seu objeto de desejo. Nesse ponto, eu tiro meu chapéu para a Lexus!

E foi dessa forma que fui tomado pela interpretação do luxo que o japoneses da Lexus propõem aos seus clientes. Já posso adiantar que depois de avaliar o RX450H me tornei um pouco mais exigente, por assim dizer. Afinal, o luxo é algo com que você rapidamente se acostuma.

É PRECISO ENTENDER SUA PROPOSTA

O modelo vem de uma longeva série de sedãs executivos lançados em 1990 ainda como ES250, para depois evoluir para ES300 e ES300h. A insígnia no porta-malas desse modelo que está em sua sétima geração indica Sedã Executivo da série 300, com powertrain híbrido. Essas são as credenciais que o habilitam ao patamar de competência técnica e eficiência esperados pela classe, vamos dizer executiva. Já o luxo da primeira classe está nos detalhes, por isso é preciso entender a proposta desse Lexus para desfrutar do que o ES300h tem a oferecer.

Não espere encontrar grandes telas, ou recursos demasiadamente tecnológicos. Tudo está como deve ser segundo a filosofia nipônica. Há um esmero que pouco se vê em outros carros. Detalhes como a resposta tátil de alguns comandos, como por exemplo o botão metálico do volume do rádio, que de tão suave é de se pensar que alguém dedicou muito tempo até tornar a sensação perfeita! O pequeno nicho onde fica a entrada USB abre e fecha com uma sutileza incrível, o mesmo para o porta-luvas.

Isso é luxo! E não o excesso de recurso técnicos que mais servem para impressionar que para tornar o carro distinto. É aí que entra a diferença se ter um automóvel de Luxo e um automóvel premium. O Luxo está na exclusividade, na história e no apelo emocional da marca. O Premium está ligado a produtos de qualidade superior, mas oferecidos a um ticket mais acessível. Por isso, posso afirmar, a Lexus é uma marca de Luxo!

Abra a porta e se deixe levar pelo ambiente interno do Lexus ES300h que é nada menos que um estímulo aos sentidos. Primeiro pelo odor exalado pelo interior em couro, denotando ser algo de alto luxo e valor. A sofisticação da madeira escura no painel das portas, painel e volante é algo que só se encontra nas melhores marcas.

Acomode-se nas confortáveis poltronas, cobertas com couro da mais alta qualidade e perceba que o interior se resume a aquilo que você realmente precisa, e tudo que foi considerado excesso foi removido. Percebe-se inclusive um ar de nostalgia em detalhes como o uso de luz incandescente na iluminação dos espelhos dos para sóis e da iluminação inferior das portas, na forma como os números da indicação da temperatura variam, como se fossem um rádio relógio antigo, e na presença de um relógio analógico ao lado da central multimídia. Há ainda pinos de trava das portas que estão ali não por funcionalidade, mas sim pelo ar retrô do interior do carro. Além, é claro, de um distinto relógio analógico ao lado da central multimedia.

Aquele que não entende essa proposta achará que ele perde em conteúdo para outros modelos tidos como mais modernos. Se essa é sua opinião, desculpe não é um cliente Lexus.

Você não reclama que uma Harley Davidson é grande e desajeitada, que vibra muito e que as pernas esquentam ao rodar com ela na cidade. Você simplesmente entende que isso faz parte da essência da moto, e a ama por isso! Com um Lexus é a mesma coisa!

Ao ter contato com o ES300h e poder ter a experiência de conduzi-lo você percebe como outros modelos podem ser banais ou datados. Nesse sedã híbrido o tempo parece não passar. Lançado por aqui em 2019 as linhas inconfundíveis são as mesmas, tendo passado por discretas atualizações nos faróis e equipamentos internos. E isso valoriza o carro, pois com os anos ele melhora, mas sua essência é mantida.

TECNOLOGIA JAPONESA

O Lexus é um legítimo representante da tecnologia japonesa! E isso diz tudo, afinal alguém ousaria dizer que um produto japonês não tem tecnologia? Pode-se até dizer que eles que inventaram o termo!

E, quando falo em inventar o termo, posso afirmar que eles literalmente criaram aquilo que chamamos de híbrido. Sim, a Toyota foi a primeira empresa a idealizar e produzir um modelo híbrido funcional e comercialmente viável, que mudou todo o jogo da indústria automotiva mundial para sempre. É deles o mérito de, ainda em 1997, anunciarem aquele que viria a ser o primeiro da espécie, o Prius.

A Lexus, por estar dentro do grupo Toyota, absorveu de forma primorosa a tecnologia híbrida, criando a LHD, sigla em inglês para “Condução híbrida Lexus” a qual fez seu debut em 2005 com o SUV RX400h, o qual se tornou um sucesso comercial e permitiu a marca levar a tecnologia para todo seu line-up.

A tecnologia LHD se diferencia da oferecida pela Toyota por apresentar uma proposta mais sofisticada, com maior potência e sistemas exclusivos como os do Lexus LS500h e LC500h, e do novo RX500h.

A expertise de quase vinte anos atuando com a tecnologia híbrida, permitiu que a Lexus fosse a primeira marca a eletrificar todo o seu line-up no Brasil, a qual desde a chegada da RX450h em 2020, não mais oferecendo modelos apenas a combustão no mercado nacional desde então.

Nesse Lexus a mais alta tecnologia da marca está empregada. Principalmente no sistema híbrido Lexus ( LHD ) de quarta geração que utiliza um motor 2.5 litros de quatro cilindros, aspirado, com 41% de rendimento térmico, o que é muito superior à média de motores a combustão, que estão na faixa de 33%. Portanto, só com esse motor, o carro já seria bastante eficiente. Mas, os japoneses não se contentam fácil e lhe deram um conjunto de dois motores elétricos com 120cv de potência e uma bateria se 1,3kWh de capacidade com química de Níquel hidreto metálico, segura e eficiente. A potência combinada é de 211 cavalos, mais está mais para ser usada para desfrutar o deslizar do carro pelo trânsito que propriamente acelerar com vigor. Afinal, potência não é tudo!

O ES liga de forma absolutamente silenciosa, pois nesse momento o modo elétrico está ativado. Assim, em manobras em garagens e saída em baixa velocidade o grande sedã simplesmente desliza sem emitir nenhum som ou vibração. O motor a combustão só é acionado no momento que o motorista solicita mais torque no pedal do acelerador.

Por ser um híbrido regenerativo ( HEV ) a bateria de tração é carregada em desacelerações e frenagens, eliminando assim a necessidade de uma infraestrutura de recarga. Ou seja, literalmente, é ligar o carro e rodar, sem se preocupar com a carga da bateria.

Portanto é possível rodar apenas no modo elétrico em baixas velocidades, além de desfrutar da climatização da cabine, mesmo com o carro parado no transito intenso sem emitir uma única grama de Carbono, pois o motor a combustão se encontrará desligado nessa situação.

SEDÃ COM DESIGN ARROJADO

Não ache que pelo fato do ES300h ser um sedã executivo ele precise ser um carro com design conservador e sisudo. Ledo engano. As arestas formadas pelos vincos bastante agudos das linhas dão ao modelo um ar de arrojo e ao mesmo tempo elegância. Como uma Katana, habilidosamente moldada por um artesão, que é ao mesmo tempo afiada e repleta de beleza.

E é na dianteira que esse conceito foi mais bem aplicado, sendo digna de aplausos. A grande, inclinada e de aparência poderosa, com faróis afilados com recortes em Z de três projetores, e grade em formato de ampulheta, cuidadosamente adornada com elementos verticais que vão se expandindo do centro da logo as extremidades, finalizada com um contorno cromado. Digo que é a parte com mais personalidade da carroceria.

A lateral segue com linhas esguias, que forma uma silhueta elegante, mas sem arriscar tanto quanto na dianteira. Os detalhes é que se mostram nesse caso, como o acabamento superior em preto brilhante na capa do retrovisor, o sutil vinco sobreo paralamas traseiro e a o acabamento cromado bastante vincado na porta na coluna C.

A traseira tem sua estética própria, ao integrar um Spoiler na tampa do porta-malas, dando um aspecto inconfundível ao modelo. As lanternas traseiras são unidas por uma régua cromada que me remete a uma espada Samurai.

SOM CRISTALINO

O sistema de áudio assinado por nada menos que a Mark Levinson, marca Estaduienense fabricante de sistemas de som de altíssima fidelidade, e que possui parceria com a Lexus há mais de uma década.

Seus sistemas apenas equipam os modelos F Sport da marca, denotando o prestígio que o ES tem dentro do line-up ao ser o único modelo a receber um Mark Levinson, sem ostentar a insígnia esportiva.

Quanto a qualidade do som, é algo digno de uma sala de concerto. São nada menos que 17 caixas, estrategicamente posicionadas, sendo sete de 90mm instalados em quatorze pontos ao redor da cabine, mais dois woofer nas portas dianteiras de 228mm e um potente subwoofer de 265mm, o maior já instalado em um Lexus, no fundo do porta-malas.

Os recursos do sistema como o Quantum Logic Surround e o ClariFi 2.0 proporcionam um efeito de palco acústico que envolve todos os ocupantes, com uma clareza na música que te fará ouvir detalhes até então não percebido em algumas canções. É simplesmente absurdo!

EFICIÊNCIA AO ESTILO JAPONÊS

E, não estaríamos falando de um legítimo carro japonês sem citar a eficiência. Sim, é algo que faz parte do DNA da marca e da cultura nipônica. Por isso, nesse quesito ele é insuperável.

Imagine um grande sedã executivo, que nos Estados Unidos, pasmem, é considerado médio, com seus quase 5 metros de para-choque a para-choque, e 1680kg de peso é capaz de rodar graciosamente pela cidade emitindo apenas 84g de CO2 por quilômetro. O que é absolutamente incrível!

A eficiência do conjunto motopropulsor eletrificado é tão grande que se é capaz de percorrer 15,8 quilômetros consumindo apenas um litro de gasolina. E, que fique registrado, em nossa avaliação obtivemos marcas entre 17km/l a 20km/l, o que é realmente admirável, dado o porte do carro.

Segundo o Inmetro, o modelo alcançou uma eficiência energética de 1,36 MJ/km, lhe garantindo o selo A. Mérito do bom trabalho da Lexus.

Agora, apenas para efeito de comparação, um BMW 320i que está em uma mesma faixa de preço, emite 115g/km de CO2 e é capaz de fazer 10,4km/l na cidade, um resultado que não é ruim, considerando o tipo de carro, mas que fica bem abaixo dos números apresentados pelo Lexus. A eficiência energética de 1,86 MJ/km aferida pelo Inmetro lhe garante o selo B, em emissões.

SEGURANÇA ACIMA DA MÉDIA

Mas nem só de Luxo e Eficiência é feita a fama desse Lexus. Pode-se dizer inclusive se tratar do modelo mais seguro da marca vendido no Brasil. Sim, esse título o ES300h recebe por ser o único da linha a contar com nada menos que dez airbags, sendo dois frontais, dois laterais dianteiros, dois laterais traseiros, dois tipo cortina laterais e dois de joelho frontais.

Todo o pacote ADAS de mais alto nível está presente no carro, com faróis auto adaptativos que ajustam o facho para evitar ofuscamento, recortando o carro em sentido contrário. Possui ainda sistema pré-colisão, sensor de ponto cego, controle de cruzeiro dinâmico, luzes auxiliares de curva, assistente de estacionamento que identifica tráfego cruzado e assistente de permanência em faixa.

Não à toa, em seu lançamento em 2018, o modelo se consagrou com nota máxima de cinco estrelas nos testes de colisão da EURO NCAP.

HÁ CONCORRÊNCIA NA PRIMEIRA CLASSE?

Afirmo que não, afinal se está em um ambiente onde a exclusividade e personalização definem o público alvo. Dificilmente um pessoal que está de olho em uma BMW320i irá considerar um Lexus ES300h, apesar de terem tickets muito próximos. São propostas muito distintas.

O cliente desse carro, reconhece o nível de acabamento muito acima da média, sua exclusividade enquanto produto de Luxo, e a qualidade de construção e confiabilidade técnica indiscutíveis. Além disso dá valor ao design e valoriza o status que a marca Lexus oferece.

Principalmente em se tratando de sedãs, que é um segmento mais conservador, afinal é uma das carrocerias mais antigas que se tem notícia, o público já sabe o que quer colocar na garagem, ainda mais quando se refere a modelos executivos de grande porte.

Dentro da própria gama Lexus ele se distingue por conter o maior número de bolsas airbags em um Lexus vendido no Brasil e ao utilizar um sistema de som Premium que é exclusivo da linha F Sport.

Nesse segmento, o Lexus ES300h é o melhor produto que você pode encontrar.

Agradecemos a Lexus Recife por gentilmente nos ceder o veículo para nossa avaliação.

GALERIA

Comprimento: 4460mm

Largura: 1825mm

Altura: 1620mm

Entre eixos: 2640mm

Portamalas: 440 litros

Tanque: 36 litros

Peso: 1.450 kg

Ocupantes:05

Suspensão dianteira: Independente McPherson

Suspensão traseira: Eixo de torção

Freio dianteiro: Disco ventilado

Freio traseiro: Disco sólido

Direção: Eletroassistida

Pneus: 225/50 R18

Motor a combustão: 1.8 16V quatro cilindros aspirado

Potência do motor a combustão: 98cv ( G ) / 101cv ( E )

Torque: 14,5kgfm

Potência motor elétrico: 72cv

Torque motor elétrico: 16,6kgfm

Potência combinada: 122 cv

Torque combinado: não informado

Transmissão: eCVT

Tração: Dianteira

Tecnologia: Híbrido regenerativo ( HEV )

Capacidade da bateria: 1,3kWh

Química: Níquel Hidreto Metálico ( NiMH )

Capacidade de carregamento: Não se aplica

Preço 29/10/24 ( Fonte: site da Montadora )

*Valores podem sofrer alterações

Período de Revisão: A cada 10 mil km ou 12 meses

10 mil km: R$ 505,90

20 mil km: R$ 990,00

30 mil km: R$ 864,00

40 mil km: R$ 1.419,00

50 mil km: R$ 771,00

Aceleração 0 a 100km/h: 13s

Velocidade máxima:170 km/h

Autonomia elétrica: 0 km

Eficiência energética: 1,31 MJ/km

Emissão CO2: 79g CO2 / km

Consumo: 17,8km/l ( G ) / 11,8km/l ( E ) ( cidade )

Consumo : 14,7km/l ( G ) / 9,7km/l ( E ) ( estrada )

Garantia do veículo: 05 anos

Garantia da bateria: 08 anos

Itens de série

  • Central multimídia com tela sensível ao toque, rádio AM/fmfunção MP3, entrada USB e câmera de ré,
  • Espelhos retrovisores com ajustes e rebatimento elétricos,
  • Rack de teto longitudinal,
  • Acabamento do volante em couro na cor preta,
  • Painel central em black piano,
  • Difusores de ar com acabamento na cor prata,
  • Banco traseiro bipartido,
  • Rebatível 60:40 e reclinável,
  • Cobertura retrátil do porta-malas,
  • Pacote Toyota Safety Sense
  • Assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro e visual,
  • Frenagem automática,
  • Sistema de assistência de permanência de faixa (LTA),
  • Alerta de mudança de faixa (LDA),
  • Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Farol alto automático (AHB),
  • Sete airbags (dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro),
  • Barra de proteção no interior das quatro portas,
  • Controles eletrônicos de estabilidade e de tração,
  • Assistente de subida em rampa (HAC),
  • Sistema de alarme volumétrico e perimétrico,
  • Acendimento automático de faróis e lanternas
  • Luzes diurnas (DRL) nas lanternas dianteiras,
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro,
  • Computador de bordo com visor de 4,2”,
  • Indicador de direção econômica,
  • Chave com comandos integrados para abertura, travamento das portas e alarme,
  • Volante multifuncional.
  • Rodas de liga leve aro 18″ com acabamento na cor cinza escuro e diamantada, espelho retrovisor interno com antiofuscante eletrocrômico,
  • Start Button/Push Start
  • Smart Entry,
  • Limpador do para-brisa intermitente com sensor de chuva,
  • Computador de bordo com tela TFT de 7’’.
  • Retrovisores com função tilt down e alerta de ponto cego,
  • Moldura superior das janelas com acabamento cromado,
  • Faróis e lanternas em LED,
  • Farol alto automático,
  • Alerta de tráfego traseiro
  • Ar-condicionado dual zone automático digital frio e quente com duto traseiro,
  • Banco do motorista e do passageiro com regulagem elétrica.
  • Teto solar elétrico com função antiesmagamento,
  • Acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético bege.

Concorrentes do Lexus ES300H

AVALIAÇÃO COMPLETA
CONCORRENTE:
CONCORRENTE: