BYD YUAN PRO – O SUV ELÉTRICO MAIS ACESSÍVEL

Ponto “H”! Esse é o principal fator de sucesso dos SUVs! Sim, esse ponto que é conhecido na engenharia como a altura do quadril do motorista, e é a partir dele que se desenvolve praticamente todas as dimensões de um carro. Quanto mais baixo o ponto “H” mais esportivo será o carro. Quanto mais verticalizada a altura do quadril melhor a visibilidade, maior a sensação de espaço, e principalmente, mais fácil o acesso ao interior, o que é muito cômodo no dia a dia.

Por isso SUVs tem feito tanto sucesso, pois seu ponto “H” é elevado, mas pouca gente fala sobre isso. E, porque estamos falando especificamente desse assunto aqui na avaliação do BYD Yuan Pro? Justamente pelo fato desse ser um dos diferenciais do carro.

Ele que foi anunciado como o “SUV do Dolphin “ tem como destaque justamente a posição mais elevada de condução, o que o coloca no patamar de um SUV. E é isso que chama atenção, pois ele conquista assim o título de SUV elétrico mais acessível do mercado! E, tem atributos que o distanciam do Dolphin, dando ao modelo uma personalidade própria.

Já posso adiantar, que o Yuan Pro foi um dos produtos mais bem acertados apresentados pela BYD no Brasil pois combina o espaço interno, acabamento mais elegante, visual mais sóbrio e uma condução bastante confortável.  Nós aqui do EVPLACE realmente adoramos o carro!

DESIGN QUE DÁ PERSONALIDADE PRÓPRIA

A BYD foi muito feliz com o desenho do Yuan Pro, tanto externo quanto interno, pois o diferenciou do Dolphin e o deu a distinção necessária da linha Dynasty a qual pertence. Ele não é tão arrojado quanto o Dolphin, o que para muitos é até um ponto positivo. Se reparar bem, suas linhas externas nem remetem tanto as de um carro elétrico que é comum serem mais ousadas.

A dianteira tem detalhes que remetem ao Han, sedã topo de gama, como um filete cromado que une os faróis dianteiros afilados. Na lateral fica nítido a pegada de SUV raiz com traseira mais verticalizada e encontro do para-brisas com o teto formando um ângulo mais fechado, o que é percebido pelo formato da porta dianteira e formato do vidro.

Apenas a lanterna traseira que traz uma lembrança do Dolphin, mas também é só isso. No mais o carro é outro, o que é muito bom para o modelo, já que fica posicionado um pouco abaixo do Dolphin Plus.

Com relação ao interior é onde se nota a maior diferença em relação ao Dolphin. O ambiente é bem mais sóbrio e elegante, abrindo mão de linhas muito arrojadas usadas até mesmo no Yuan Plus, que desde o seu lançamento dividiu opiniões pela ousadia estética com curvas orgânicas, combinação de cores e formas não tão usuais, como as maçanetas das portas e cordas dos porta objetos.

No Yuan Pro a escolha foi pela criação de um ambiente mais sóbrio e elegante, o que foi muito bem conseguido. Internamente parece até um SUV de categoria superior. O volante tem design próprio, só usado nesse modelo, assim como o formato do console com duas largas alças que remetem a SUV grandes como o Porsche Cayenne e um Joystick com plástico translúcido que buscar dar um ar de luxo ao carro.  No geral ficou bem interessante o resultado.

Outra diferença nítida foi a opção por um painel mais elevado, o que deu um ar de robustez de SUV, e o painel de instrumentos digital é maior e mais vistoso que o do Dolphin ou mesmo do Yuan Plus, sendo agora adornado por um acabamento superior que diminui os reflexos sobre a tela, um problema recorrente dos modelos da Marca.

Os assentos são sempre oferecidos em um bonito tom claro, perfurado, com encosto de cabeça integrado e apoio dos ombros destacado. O que combinou muito bem com o cinza “time grey” do modelo avaliado. Vale a pena dar uma olhada no tom verde com nome exótico de “Malachite Darkcyan” em um showroom, também muito bonito e raro de se ver em carros vendidos no Brasil.

O ganho de espaço interno é nítido em relação ao Dolphin, não só quanto a largura interna, perceptível pelo console central que afasta mais o motorista do passageiro dianteiro, mas principalmente verticalmente, onde sobra espaço para a cabeça. O único ponto que sentimos foi o porta-malas de apenas 265 litros menor que muitos hatchs vendidos por aqui. A justificativa é que se trata de um SUV compacto mas apesar de ter dimensões maior que o de um VW T Cross, são 4,19m contra 4,31m, que só como referência tem porta-malas de 420 litros.  Outro motivo para o pouco espaço é o uso de estepe temporário, alto raro nos BYD, onde em sua maioria se utiliza kit de reparo. Além do quê, automóveis chineses tendem a ter um amplo entre-eixos, sendo aproveitado mais no espaço interno que no porta-malas.

INTERIOR COM PERSONALIDADE PRÓPRIA

Que os modelos da BYD tem um interior com um nível de qualidade pouco visto nos segmentos em que atua, sempre muito bem acabado e modernos, isso não podemos deixar que evidenciar. Muitos deles estão inclusive muito acima do que se espera como no caso do Dolphin Mini que por ser o modelo de entrada em nada deixa a desejar em termos de acabamento, mesmo comparado a modelos da própria marca mais caros.

Mas, um fato é que nem todo mundo gosta do padrão multicolorido de alguns modelos, e nós do EVPLACE nos colocamos nesse grupo, como no caso do Song Plus Yuan Plus, com assentos que combinam azul escuro, bege claro e linhas de contorno vermelhas. Sem esquecer também da padronagem mais chamativa de modelos como o Dolphin Mini e Dolphin, que a depender do tom da carroceria pode gerar combinações em tons de rosa, pouco usual no Brasil ou mesmo da combinação de tons de amarelo da carroceria com azul do interior.

O Yuan Pro, ainda bem, vai por outra linha ao utilizar uma paleta monocromática, em um elegante tom bege claro dos assentos com um tradicional cinza da cobertura do painel o que criou um ambiente bastante arejado visualmente, propositalmente feito para aumentar a sensação de amplitude do espaço interno, que para o porte do carro já é bem interessante.

Outro diferencial é o volante de quatro raios, e não de três raios mais usada na grande maioria dos BYD. O Joystick com matéria translúcido que lembra um cristal lapidado também contribui com um ambiente mais sóbrio. Outro ponto de destaque é a luz ambiente em tom azul, que contorna detalhes no descasa braço das portas e do console.

Somado ao revestimento dos bancos com couro sintético perfurado, em uma bonita padronagem em formato de diamante, o resultado geral é muito agradável, e de bom gosto, o que ajuda muito a dar um ar de sofisticação ao SUV, algo que pouco vimos em modelos compactos como esse, tendo destaque no belo tom verde ou cinza da carroceria. Realmente gostamos muito. Ponto para a BYD!

NÃO BASTA SER ELEGANTE, É PRECISO SER EFICIENTE

Já sabemos que os 250km de autonomia anunciados pelo Inmetro são por demais pessimistas, mas em autonomia o modelo perde para o Dolphin GS, modelo posicionado abaixo dele dentro do line-up da Montadora.

Claro, que é possível passar dos 300 km com uma única carga da bateria Blade de 45,1kWh. Mas é como se o motor elétrico mais potente, com 177cv consumisse mais energia da bateria, diminuindo assim o seu alcance. Além disso, os 150kg a mais de peso em relação ao Dolphin GS dificultam ainda mais a capacidade de chagar ainda mais longe. Valeria nesse caso uma bateria maior com pelo menos 50kWh de capacidade.

Mas isso não é impeditivo, se sua opção for por uma carroceria tipo SUV, e se seu percurso for mais urbano com viagens dentro do alcance seguro de 200km.

E COMO ANDA?

Para nossa surpresa, foi um dos modelos mais equilibrados que dirigimos da linha BYD, alinhando a condução relaxada, com suspensão com acerto confortável, interior arejado pelas cores claras, e boa reserva de potência e torque.

Não é o mais potente, nem o mais rápido da linha, mas se quer conduzir na cidade e na estrada, roda melhor que o Dolphin GS. Bem melhor. Contorna as curvas bem, filtra muito bem as irregularidades do mal piso e se mostra sempre na mão.

A entrega dos quase 30kgfm de torque é suave, mas presente ao menor toque do pedal, o que torna a condução ágil se necessária, auxiliando em ultrapassagens.

Um carro que merece ao menos um Test Drive para comparar o quanto o carro é mais confortável e melhor de guiar que o Dolphin GS.

CONCORRENTES? NÃO HÁ!

Aqui está um ponto de grande vantagem para o Yuan Pro. Se levarmos em consideração que é um SUV compacto, e elétrico, não há um concorrente direto para ele. O que o faz se estabelecer como único em seu segmento. O que é bom e ao mesmo tempo ruim.

Bom porque pode seguir sem se preocupar em dividir o gosto do consumidor, mas, ruim por não ter outro modelo para se comparar, destacando assim seus atributos.

E, pela perspectiva de novos modelos a serem lançados, ele deve permanecer seguindo só em um segmento que ele mesmo criou, ainda por um bom tempo, afinal, não há previsão de lançamentos de SUVs elétricos compactos de entrada, abaixo de R$ 200 mil na GWM, ou em qualquer outra Chinesa que pretende iniciar suas operações no Brasil. É aguardar.

POR QUE VOCÊ DEVE COMPRAR O BYD YUAN PRO?

Bem, se prefere a carroceria ao estilo SUV em vez do monovolume Dolphin, que oferece uma altura um pouco maior do solo, e um estilo mais quadrado, sem se incomodar com o tamanho do porta-malas, esse pode ser seu carro.

Comparado ao Dolphin GS é mais elegante, tem estilo que o diferencia do restante da linha, além de ser mais potente. Sua autonomia será similar na cidade, o que no dia a dia não fará diferença.

Agora, se colocar na balança o ótimo Dolphin Plus, mais equipado, ainda mais potente, mais seguro e com maior autonomia, pelo preço muito próximo, a decisão de levar para casa o Yuan Pro será mais por uma questão de preferir um SUV, que uma decisão simplesmente racional.

De toda forma, é um ótimo carro, muito bom de conduzir.

Agradecemos a Via Sul BYD por gentilmente nos ceder o veículo para nossa avaliação.

GALERIA

Comprimento: 4310mm

Largura: 1830mm

Altura: 1675mm

Entre eixos: 2620mm

Portamalas: 265 litros

Peso: 1.550 kg

Ocupantes:05

Suspensão dianteira: Independente McPherson

Suspensão traseira: Eixo de torção

Freio dianteiro: Disco ventilado

Freio traseiro: Disco sólido

Direção: Eletroassistida

Pneus: 215/60 R17

Potência motor elétrico dianteiro: 171v

Torque motor elétrico dianteiro: 25,5kgfm

Tração: Dianteira

Tecnologia: Elétrico a bateria ( BEV )

Capacidade da bateria: 45,1kWh

Química: Lítio Ferro Fosfato Blade ( LFP )

 

Padrão de recarga: Tipo 2 corrente alternada / CCS2 corrente contínua

Capacidade de carregamento ( CA ): 6,6kW

Capacidade de carregamento ( CC ): 60kW

Tempo de carregamento ( 3,6kW CA ): Aprox. 12h30

Tempo de carregamento ( 6,6kW CA ): Aprox. 7h

Tempo de carregamento ( 60kW CCA ): Aprox. 1h

Preço 28/10/24 ( Fonte: site da Montadora )

*Valores podem sofrer alterações

**Preço base Espirito Santo

Período de Revisão: A cada 20 mil km ou 12 meses

20 mil km: R$ 400,00

40 mil km: R$ 1.230,00

60 mil km: R$ 400,00

80 mil km: R$ 1.230,00

100 mil km: R$ 730,00

Aceleração 0 a 100km/h: 7,9s

Velocidade máxima:160 km/h

Autonomia elétrica: 250km ( Inmetro )

Eficiência energética: 0,51 MJ/km

Emissão CO2: 0g CO2 / km

Consumo equivalente: 44km/le ( cidade )

Consumo equivalente: 35,7km/le ( cidade )

Garantia do veículo: 06 anos

Garantia da bateria: 08 anos

Itens de série

  • Faróis em LED;
  • Faróis de neblina traseiros;
  • Ajuste de altura manual dos faróis;
  • Faróis com acendimento automático;
  • Luzes diurnas em LED;
  • Painel de instrumentos de 8,8” em LCD;
  • Volante multifuncional;
  • Carregador de celular por indução;
  • Bancos com revestimento em couro sustentável;
  • Bancos traseiros bi-partidos;
  • Bancos dianteiros com ajustes elétricos;
  • Iluminação interna multicolor;
  • Isofix;
  • Freios ABS com EBD;
  • Controle de tração;
  • Assistente de partida em rampa;
  •  
  • Controlador de cruzeiro;
  • Freio de estacionamento eletrônico;
  • Monitoramento da pressão dos pneus (TPMS);
  • Controle de estabilidade;
  • Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro;
  • Chave-presencial;
  • 6 airbags;
  • Desbloqueio elétrico do porta-malas;
  • Retrovisores com ajustes e rebatimento elétricos;
  • Central multimídia de 12,8” rotativa com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio;
  • Câmera 360°;
  • Pacote de tráfego 4G;
  • Comandos de voz;
  • Sistema de som com 6 alto-falantes.

Concorrentes do BYD Yuan Pro

AVALIAÇÃO COMPLETA
CONCORRENTE:GWM ORA 03 SKIN
CONCORRENTE:
error: Conteúdo protegido!