
BYD DOLPHIN PLUS - QUANDO PLUS SIGNIFICA MAIS
O termo “Plus” é muito usado por times de marketing para diferenciar um produto melhor dentro de um portfólio. Nessa visão, “Plus” significa “melhor” e não “Mais “ como seria o mais correto.
O Dolphin Plus vem justamente para corrigir isso mostrando o quanto a expressão “Plus” pode indicar muito, mas muito mais a ser entregue para o cliente. Nem mesmo o Yuan Plus é tão feliz nessa definição quanto o Dolphin Plus. Esse sim, mostra o quanto a mais o cliente ganha ao escolher essa, que nós aqui não consideramos como uma versão do Dolphin, mas sim como outro carro, com personalidade própria, mas que por coincidência, uma a mesma carroceria.
Sim, parece preciosismo de nossa parte dizer que pelo fato de um carro ganhar alguns itens a mais ele pode ser considerado um novo carro. Mas é que no caso do Dolphin Plus, as mudanças são tão intensas que o mais correto é classifica-lo como ou outro carro.
Só listando alguns pontos, vale ressaltar que o carro não ganhou apenas itens a mais de segurança, conforto e conveniência, mas a parte mecânica sofre grandes alterações. O motor elétrico e a bateria são outros, mais potentes e com maior capacidade de carga, respectivamente. A suspensão traseira abandonou o simples eixo de torção, por um bem resolvido sistema de suspensão independente multibraços. Um completo e eficiente pacote ADAs foi incluído, alterando até a base do para-choque frontal para suportar mais um sensor. O acabamento interno assume um tom mais sóbrio e elegante, fugindo da padronagem mais variada do Modelo GS. Teto panorâmico e dois tons na carroceria completam o pacote. Por isso, arrisco em dizer, se seu dinheiro permitir, vá de Dolphin Plus.


UMA LONGA LISTA DE MELHORIAS
Do Dolphin GS só a carroceria é igual. Vidros, portas e capô podem ser os mesmos, mas só. O nível de alteração para o surgimento do Dolphin Plus exigiu muito mais que apenas o departamento de compras da BYD para cotar novos fornecedores de itens de conforto. Foi preciso um novo trabalho de engenharia.
Sim, para que o sistema ADAS, agora de Nível 2, funcionasse plenamente, foi preciso alterar os para-choques, a fim de criar nichos onde fosses assente sensores adicionais, que a todo o tempo varrem ao redor do carro, que é constantemente mostrado no pequeno painel de instrumentos
Leitura de placa, sinalização de aproximação de carros e motos, alerta de ponto cego, frenagem de emergência, frenagem autônoma quando em marcha a ré, alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, câmera 360 graus, câmera frontal e traseira para manobras, e assistente de farol alto. Tudo está lá e funcionando muito bem. Mais afinado inclusive que o do próprio Yuan Plus que está posicionado um degrau acima.
Ainda falando em segurança o BYD Dolphin Plus ó o único da linha BYD a contar com o airbag central, um bolsa que se abre em caso de colisão lateral impedindo que o motorista e o passageiro dianteiros se choquem entre si. Uma proteção a mais!




Outro ponto interessante relacionado a segurança e visto apenas no Dolphin Plus, uma espécie de canivete que de um lado possui uma lâmina para cortar o cinto em caso de uma colisão em que o carro seja arremessado em um lago ou rio, permitindo aos passageiros se livrarem rapidamente do cinto. E, do outro lado uma ponta permite quebrar o vidro para abrir acesso para sair do carro. Algo curioso, pouco visto no Brasil, mas especialmente útil nesse tipo de acidente.
Outra demanda técnica foi a mudança do simples eixo de torção traseiro, que é uma solução de menor custo quando a engenharia da montadora tem de combinar eficiência e robustez, mesmo que pagando com uma menor estabilidade, principalmente em mudanças de faixa. Tal opção é bastante utilizada aqui no Brasil, inclusive em SUVs médios e sedãs. Mas comparado a um sistema de suspensão independente, o eixo de torção mais lembra uma carroça.
Ao adotar suspensão do tipo multilink, a Montadora deu outra personalidade ao carro, que fica mais assentado em curvas, não oscila tanto entre transições rápidas de faixa, aceita melhor os pisos degradados de nosso asfalto “lunar” e mantém maior estabilidade direcional em linha reta. E isso casa muito bem com o incremento de potência do carro.


Sim, isso foi necessário porque conseguir transferir para o piso os 109 cavalos a mais e nada menos que 13,2 kgfm de torque adicionais. Sim, o Dolphin GS entrega 95 cv e 18,3kgfm de torque, o que não é nada mal para uso urbano, mas para quem quer fazer o dono do Jetta GLi ao lado do semáforo ficar corado de inveja, ter sob o pé direito 204 cv e nada menos que 31 kgfm de torque é nada menos que tentador.
O resultado é o tempo de aceleração até os 100km/h é feito 2,5 segundos abaixo do Dolphin GS, o que é muito bom mesmo comparado a carros mais potentes. Para ajudar na entrega de torque, nas acelerações e nas frenagens, as rodas passam a ser de 17” calçadas com pneus 205/50, ou seja, mais largos e de perfil mais baixo que os de um Dolphin GS justamente para ajudar na condução mais esportiva.
A bateria, para suprir a maior demanda por energia do motor mais potente no Dolphin Plus é de 60,5kWh vinda do BYD Yuan Plus, assim como o motor elétrico. Dessa forma é possível rodar, segundo o Inmetro 330km, mas que considero muito baixo sendo mais próximo o estimado pelo ciclo WLTP de 427km. Mas uma grande vantagem é que o Dolphin Plus permite carregamento em corrente alternada em até 11kWh, o que torna muito mais rápido a recarga em shoppings e pontos públicos.
Portanto, motor e baterias mais potentes, uma nova suspensão traseira, e um novo pacote de itens de segurança já daria para afirmar que o Dolphin Plus é outro carro, e não apenas uma versão mais equipada. Agora vamos para o conforto e conveniência.
PLUS SIGNIFICA MUITO MAIS ITENS DE SÉRIE
A começar pelo acabamento que agora assume uma padronagem mais sóbria usando tons que variam de cinza escuro ao azul, muito bem-dispostos pelo seu interior. Volante, painel central, console, bancos e revestimento do teto, tudo agora em tons mais formais mais fáceis de agradar ao público brasileiro. Nada mais daquela paleta variada de cores como em outros modelos da Marca. Só por isso o Dolphin Plus já se destaca. Até as belas maçanetas que remetem as nadadeiras de um golfinho são agora em tom escuro.


Mas o teto panorâmico é que traz uma distinção. Bonito e eficiente contra os raios solares traz outro ambiente ao interior do carro. E, sua cortina retrátil ajuda em dias mais ensolarados, algo que nem mesmo o fantástico sedã Seal possui.
Os assentos dianteiros agora são elétricos e com aquecimento, os traseiros são enfim bipartidos, há enfim um lavador e limpador no vidro traseiro, item fundamental em segurança para um hatch, descanso de braço traseiro, volante com ajuste de profundidade, retrovisores rebatíveis eletricamente e luz de teto traseira.


O tom bicolor da carroceria quer dar ao carro um caráter de luxo, evitando ser apenas uma versão esportiva. O que é algo apenas usado em carros da mais alta estirpe como Mercedes Maybach ou Rolls Royce Phanton. O que para nós aqui no EVPLACE entendemos que isso não funciona tão bem quanto nesses carros. Lembra mais os famosos modelos de dois tons da Chevrolet, dos anos de 1980, como Monza e Opala, que ganharam o apelido de “Saia a blusa”.
Até as rodas combinando com o tom da carroceria, o que no primeiro momento vai te fazer pensar em trocá-las por outras, mas vale mais pena manter as originais para não desvalorizar o carro na hora da revenda.


CONCORRENTES
Não há um segmento bem definido onde se enquadra o Dolphin Plus. Poderíamos dizer que dentro do segmento de elétricos compactos há um pequeno nicho reservado a modelos mais bem equipados e com maior entrega de desempenho. Em termos de desempenho e equipamentos havia o Chevrolet Bolt, mas que foi descontinuado, e hoje há apenas um único modelo que se aproxima dos atributos do BYD, que é o GWM ora 03 GT.
GMW ORA 03 GT

Esse sim é claramente um esportivo, a começar pela sigla GT que lhe dá nome e pelo acabamento estético com apliques imitando fibra de carbono na carroceria, um vistoso aerofólio além de detalhes internos próprios da versão. Mas em termos de desempenho propriamente dito, os 171 cavalos são tímidos diante dos 204 cv do Dolphin Plus. Já com relação a bateria, o modelo tem uma capacidade de 63kWh mas mesmo sendo um pouco maior entrega menos autonomia que o Dolphin Plus.
É uma boa opção de compra, principalmente se valoriza visual esportivo, que no caso do Ora GT é bem resolvido e esteticamente muito agradável.
POR QUE VOCE DEVE COMPRAR O BYD DOLPHIN PLUS?
O Dolphin GS já é um carro muito bom, mas o Dolphin Plus leva isso a outro nível. Se sua conta bancária permitir, vá de Dolphin Plus, com certeza! É literalmente outro carro apesar da carroceria semelhante. Entrega mais desempenho, tem maior autonomia, carrega mais rápido, tem mais itens de conforto, tem um pacote de segurança de primeira linha, além de ser mais elegante internamente. E, pela ausência do estepe, seu porta-malas é ainda maior. Portanto, nós aqui do EVPLACE afirmamos que o Dolphin Plus é uma compra certa!
Agradecemos a Via Sul BYD por gentilmente nos ceder o veículo para nossa avaliação.
GALERIA












Comprimento: 4290mm
Largura: 1770mm
Altura: 1570mm
Entre eixos: 2700mm
Portamalas: 250 litros
Peso: 1.658 kg
Ocupantes: 05
Suspensão dianteira: Independente McPherson
Suspensão traseira: Independente Multilink
Freio dianteiro: Disco ventilado
Freio traseiro: Disco sólido
Direção: Eletroassistida
Pneus: 205/50 R17
Potência motor elétrico dianteiro: 204cv
Torque motor elétrico dianteiro: 31kgfm
Tração: Dianteira
Tecnologia: Elétrico a bateria ( BEV )
Capacidade da bateria: 60,5Wh
Química: Lítio Ferro Fosfato ( LFP )
Padrão de recarga: Tipo 2 corrente alternada / CCS2 corrente contínua
Capacidade de carregamento ( CA ): 11kW
Capacidade de carregamento ( CC ): 88kW
Tempo de carregamento ( 3,6kW CA ): Aprox. 16h
Tempo de carregamento ( 7,2kW CA ): Aprox. 8h
Tempo de carregamento ( 7,2kW CA ): Aprox. 5h
Tempo de carregamento ( 80kW CCA ): Aprox. 1h
Preço 23/10/24 ( Fonte: site da Montadora )
*Valores podem sofrer alterações
**Preço Base Espirito Santo
Período de Revisão: A cada 20 mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.
20 mil km: R$ 400,00
40 mil km: R$ 1.240,00
60 mil km: R$ 400,00
80 mil km: R$ 1.240,00
100 mil km: R$ 730,00
Aceleração 0 a 100km/h: 7,3s
Velocidade máxima: 160km/h
Autonomia elétrica: 330km ( Inmetro )
Eficiência energética: 0,51MJ/km
Emissão CO2: 0g CO2 / km
Consumo equivalente: 42,1km/le ( cidade )
Consumo equivalente: 36,8km/le ( cidade )
Garantia do veículo: 06 anos
Garantia da bateria: 08 anos
Itens de série
- Rodas de 17 polegadas
- Sete airbags
- Controles de tração e estabilidade
- Freios a disco nas quatro rodas
- Faróis de led
- Luzes diurnas em led
- Alerta de fadiga do motorista
- Assistente de permanência em faixa
- Sistema de frenagem autônoma
- Comutação automática dos faróis
- Alerta de ponto cego
- Alerta de tráfego cruzado
- Limpador do vidro traseiro
- Alerta de pressão dos pneus
- Suspensão traseira independente
- Assistente de partida em rampa.
- Piloto automático adaptativo
- Direção elétrica
- Ar-condicionado automático com duas zonas
- Saídas de ar-condicionado e entrada usb para o banco traseiro
- Ajustes de altura e profundidade do volante revestido em couro
- Ajuste de altura do banco do motorista
- Aquecimento dos bancos dianteiros
- Bancos em couro
- Descansa braço central dianteiro
- Teto solar panorâmico
- Computador de bordo
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Sistema de câmeras 360º para auxílio em manobras
- Vidros elétricos nas quatro portas com função de um toque para subida e descida
- Para-sóis com espelho e iluminação para motorista e passageiro
- Ajustes elétricos dos retrovisores
- Rebatimento elétrico dos retrovisores
- Destravamento interno e remoto do porta-malas
- Travas elétricas
- Alarme
- Chave presencial com sistema de partida por botão e acionamento remoto do motor pela chave
- Acendimento automático dos faróis
- Freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold
- Carregamento por indução no painel.
- Central multimídia de 12,8 polegadas com rádio, conexão usb, bluetooth, navegação nativa, internet hub e espelhamento com fio de android auto e apple carplay.