
O sistema de ar condicionado utilizado em um carro elétrico é muito similar ao de um carro a combustão tradicional, onde o clico de refrigeração é o mesmo. A principal diferença reside na forma como o carro 100% elétrico aciona o compressor.
O ar condicionado de um veículo, seja ele ônibus, caminhão ou automóvel se utiliza do mesmo ciclo de refrigeração, onde um fluido é comprimido e muda constantemente seu estado físico de líquido para gasoso. Seu princípio se baseia no fato do fluido refrigerante ceder e receber calor. E esse mesmo ciclo é o que faz com que geladeiras, freezers e refrigeradores de água funcionem.
Os componentes são os mesmos de um carro a combustão para um elétrico, e o ciclo térmico é exatamente o mesmo. Tudo começa como o compressor comprimindo o fluido no estado gasoso, elevando sua temperatura e pressão. Esse gás aquecido é direcionado por uma tubulação para o condensador, que é uma espécie de radiador por onde circula o fluido. Como o nome diz, ele condensa o gás em líquido, ao expor o fluido dentro de seus dutos ao ar que passa pela frente do carro, eliminando boa parte de seu calor para o ambiente.
Uma vez que o fluido está liquefeito e resfriado ele passa por um filtro para reter partículas de impureza e retirar a umidade, sendo direcionado depois no estado líquido para a válvula de expansão. Dentro dessa válvula o líquido sob pressão, expande, se transformando em gás novamente.
Esse processo de conversão de líquido para gás ocorre dentro da caixa de ar que fica por trás do painel do veículo. Lá dentro um eletroventilador direciona o ar externo e o condiciona a passar por um trocador de calor onde internamente está circulando o fluido refrigerante chamado Evaporador. O ar, ao ter contato com as serpentinas do evaporador por onde circula o fluido fornece calor para ele, tornando –se um ar frio, e é esse ar frio que vai para o habitáculo resfriando a cabine. O fluido no estado gasoso, que reteve o calor do ar, retorna para o compressor para continuar o ciclo.
O nome “ar condicionado” advém justamente do fato do ar ser “condicionado” a passar pelo evaporador, cedendo calor para o fluido refrigerante.
Esse ciclo térmico é o mesmo em um carro elétrico, híbrido ou a combustão. Porém a principal diferença está justamente no compressor. Não na forma como ele funciona, mas sim na maneira como ele é acionado.
Em um carro a combustão há uma polia que através de uma correia permite que o eixo do compressor gire, na mesma rotação do motor. Se o motor se desliga, o compressor também para de funcionar. É por isso que carros com Start Stop a cabine aquece em dias quentes quando o motor se desliga no semáforo.
Nos carros híbridos regenerativos e plug-in o acionamento do compressor, que é um componente mecânico é elétrico, sendo movido por um motor elétrico, alimentado pela bateria de ata tensão. Por isso, os carros híbridos a cabine continua climatizada mesmo que o motor a combustão esteja desligado, como em paradas no trânsito intenso ou semáforo.
No carro 100% elétrico, como não há motor a combustão, o compressor também é elétrico. Mas no caso do híbrido leve ( 48V ) o compressor é mecânico acionado por correia.
O compressor elétrico é similar ao utilizado em um ar condicionado residencial, sendo mais eficiente e silencioso que um compressor mecânico tradicional de um carro a combustão.
Inclusive, ao se ligar o ar condicionado do carro híbrido ou elétrico, não se ouvirá o tradicional “plec” que o ruído do atracamento da embreagem magnética da polia do compressor de ar condicionado. Como o compressor tem acionamento elétrico ele elimina essa polia.
O ar condicionado de um híbrido ou elétrico é tão eficiente quanto o de um carro a combustão, sendo mais silencioso, e mais sofisticado no controle do compressor.