Essa é uma dúvida muito comum entre usuários de carros plugáveis, mas o que importa na verdade não é a marca ou fabricante do carregador, mas sim do padrão de carregamento utilizado.

Como forma de estimular a compra de veículos híbridos plug-in e 100% elétricos algumas montadoras investiram na criação de uma rede de recarga própria realizando parcerias com locais de grande passagem de pessoas como aeroportos, shoppings centers, grandes centros comerciais e home centers. Hoje é inclusive difícil não ver nas capitais ao menos um ponto de recarga em um local público com um grande estacionamento de um centro de compras.

Mas o marketing previa não apenas criar uma rede de carga para seus clientes, mas também divulgar sua marca para o grande público, se afirmando como uma empresa que acredita tanto na eletrificação que está investindo na criação de uma infraestrutura de carregamento.

O mais interessante é que mesmo a marca bancando a instalação dos carregadores, qualquer veículo, de qualquer marca pode utilizar os carregadores, indicando um gesto nobre em prol da eletrificação e criando uma aura de compartilhamento entre as Montadoras e os próprios donos de carros.

Por isso é comum ver pontos de recarga públicos, de corrente alternada, funcionando com carregadores de marcas conhecidas. O que por um lado aproxima os clientes que possuem carros desse fabricante afasta de outras marcas por não saberem que é possível carregar.

No Brasil, não há um padrão definido para o carregamento, mas o mais utilizado em corrente alternada é o do Tipo 2, que é o que vai ser encontrado nos pontos públicos. Esse é o tipo de Padrão que está presente em 90% dos modelos comercializados no País.

Então, se seu carro é híbrido plug-in ou elétrico, é muito provável, mas muito mesmo que seja compatível com a estação de recarga, por utilizar uma tomada do Tipo 2 que é compatível com o plug do mesmo padrão do carregador.

Portanto, não importa qual é a marca ou fabricante que está indicado no carregador. O que importa é se é compatível com o padrão de carregamento do seu carro.

E, aqui no Brasil os dois únicos fabricantes que não utilizam o padrão tipo 2 em seus veículos é a Nissan, que opta pelo CHAdeMO japonês e a JAC Motors que utiliza o padrão GBT, chinês, exigindo em ambos os casos adaptadores para possibilitar o uso do padrão Tipo 2.

E, uma marca importada, não oficialmente, presente em nosso País que é a tesla utiliza um padrão próprio chamado NACS. Que também exige a utilização de adaptador. Carros elétricos importados diretamente dos EU virão também com o Padrão chamado Tipo 1, não compatível com o Tipo 2.

Portanto, se o carro for comprado no Brasil, por representação oficial, seja híbrido ou elétrico, e for híbrido plug-in ou elétrico, e não for Nissan nem JAC Motors, certamente será possível carregar em qualquer carregador público disponível, independentemente da marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!