É a sigla em inglês para Corrente alternada ( Alternating Current ). Tipo de corrente elétrica que varia de sentido em função do tempo. É a corrente utilizada para alimentar os motores elétricos de carros híbridos e elétricos. É também o tipo de corrente utilizada em carregadores lentos, do tipo portátil e Wallbox.
É um veículo auto propelido, que é capaz de gerar sua própria tração, seja pela queima de um combustível ou uso de energia elétrica. É utilizado o termo “carro” em um linguajar mais coloquial.
É a distância máxima percorrida em quilômetros por um automóvel considerando todo o combustível que possui no tanque.
É o quanto um automóvel híbrido ou elétrico é capaz de percorrer cem quilômetros com uma carga completa de bateria.
É um acumulador de energia que tem a função de fornecer e armazenar eletricidade para circuitos elétricos.
É um acumulador de energia que trabalha com tensão nominal de 12 Volts, servindo como fonte de energia elétrica para circuitos de baixa tensão de um automóvel, como faróis, vidros, travas, alarmes e centrais eletrônicas.
Tipo de bateria de química Lítio ferro Fosfato ( LFP ) criada pela BYD onde seu diferencial é o formato em lâmina das células. Esse formato é que dá nome a bateria, pois “Blade” significa lâmina, em inglês.
Bateria que acumula grande quantidade de energia necessária para mover um carro híbrido ou elétrico. O valor de tensão é elevado, com valores de tensão acima de 200 Volts, podendo chegar a 800V a depender do modelo do veículo e química da bateria.
A sigla significa Sistema de Gerenciamento de Bateria em inglês, ( Battery Management System ). É o módulo eletrônico que gerencia o funcionamento da bateria de um carro eletrificado.
Sigla em inglês para Motor gerador por correia ( Belt Starter Generator ). É a máquina elétrica que nos híbridos leves substitui o alternador, passando a a cumular a função de gerador de energia de baixa tensão e motor de partida para o motor a combustão.
Componente instalado no duto de escape, após o motor a combustão para converter gases poluentes em gases não poluentes.
Componente instalado no duto de escape, após o motor a combustão para converter gases poluentes em gases não poluentes.
É o quanto uma bateria pode oferecer de energia, medido em kW, no período de uma hora. Quanto maior a capacidade da bateria, maior será a autonomia do carro elétrico, ou do híbrido no modo elétrico.
É o equipamento que transfere de forma segura a corrente da infraestrutura elétrica para o veículo.
Tipo de carregador com tomada de três pinos que pode ser transportado de um local para o outro, permitindo carregar o veículo em outros locais, desde que haja uma tomada de 20A aterrada. Sua potência é limitada a 1,8kW ( 16 Amperes e 110 Volts ), 2,8 Kw ( 12 Amperes a 220 Volts ) ou 3,6 Kw ( 16 Amperes e 220 Volts ). É um carregador que opera com corrente alternada.
Tipo de carregador portátil que permite recargas de até 7,2Kw de potência ( 32 Amperes e 220 Volts ) devido a sua maior amperagem e padrão de tomada industrial ( cor azul ). É necessária a instalação de uma tomada industrial de sobrepor. É um carregador que trabalha com corrente alternada.
Tipo de carregador fixo, que funciona com corrente alternada, e sua potência pode ser 7,2Kw ( 32 Amperes e 220 Volts ), monofásico ou modelos trifásicos de 11Kw ( 16 Amperes e 380 Volts ), e 22Kw ( 32 Amperes e 380 Volts )
Tipo de carregador que opera com corrente contínua, convertendo internamente a corrente alternada em contínua, permitindo assim operar com valores de potência maiores, além de já fornecer a bateria a corrente contínua que necessita. Isso reduz significativamente os tempos de carregamento. Sua potência parte de 30Kw, sendo modelos de 50Kw, 100Kw,150Kw e 270Kw os mais comuns.
Tipo de automóvel cuja tração depende unicamente de um ou mais motores elétricos alimentados por uma bateria de alta tensão.
Tecnologia chamada em inglês como Fuell Cell que a partir da combinação de dois elementos químicos produz eletricidade que será utilizada para alimentar um motor elétrico. O tipo de célula mais comum é a de Hidrogênio, que combina o Oxigênio presente no ar com Hidrogênio armazenado em um tanque para produzir eletricidade, em um processo similar ao da eletrólise, só que reverso.
Tipo de compressor de ar condicionado que se diferencia do modelo convencional acionado por uma correia ligada ao motor a combustão, sendo movido por um motor elétrico. É utilizado em veículos eletrificados.
É o fluxo orientado de elétrons que circula em um condutor, partindo de um maior potencial elétrico para um menor potencial.
Sigla em inglês para Corrente Contínua ( Direct Current ) que é o tipo de corrente elétrica onde os elétrons fluem em um único sentido. Uma bateria é um tipo de dispositivo que opera com corrente contínua.
É o ato de desligar um circuito elétrico fazendo com que a corrente elétrica deixe de circular pelo condutor.
Conhecido como MSD ou Manual Service Disconect é o dispositivo que permite interromper o circuito de alta tensão do veículo, permitindo a manutenção, reparo, intervenção técnica ou de resgate em um veículo eletrificado.
É uma forma de energia caracterizada pelo fluxo de elétrons em um condutor. É utilizada em um automóvel para alimentar dispositivos como motores elétricos, sistemas de iluminação, centrais eletrônicas, sensores e componentes como travas elétricas e alarme.
Líquido formado pela combinação de áqua e aditivos cuja função é conduzir o calor de um sistema. Em um carro híbrido o fluido é utilizado para arrefecer o motor a combustão e o conjunto inversor. Em carros elétricos, é utilizado principalmente para controlar a temperatura da bateria, e fornecer calor para o trocador de calor do sistema de climatização.
Nível mais baixo da tecnologia de eletrificação onde há grande dependência do motor a combustão, e um motor gerador por correia ( BSG ) é responsável pela carga de duas baterias, a de 12V e a de 48V. Essa última fornece energia ao BSG para que ele entregue torque momentâneo ao motor a combustão. Com o carro parado em um semáforo ou no transito, o motor a combustão é desligado para reduzir as emissões e o consumo de combustível.
Nos referimos a um carro híbrido pleno como sendo um modelo que não existe em uma configuração só a combustão, mas sim apenas como híbrido. É o caso por exemplo do Toyota Prius, modelo pensado desde o projeto para ser comercializado apenas com motorização híbrida.
Máquina que funciona pelo princípio de eletromagnetismo. A passagem da corrente elétrica pelos enrolamentos de uma bobina gera o campo magnético que move o rotor, e assim produz o torque e potência que movem o automóvel elétrico ou híbrido.
Máquina térmica cujo funcionamento se baseia na queima de um combustível em seu interior, gerando gases quentes que movem seus componentes internos e assim produzem o torque e potência utilizados para tracionar as rodas e mover o veículo.
É todo resíduo tóxico resultante do funcionamento de um automóvel. É resultante da queima incompleta do combustível no interior do motor, sendo expelido em forma gasosa para a atmosfera. Os principais poluentes emitidos por um automóvel são CO ( monóxido de Carbono ), CO2 ( Dióxido de Carbono ), Óxido de Nitrogênio ( NOx ) e Hidrocarboneto ( HC ).