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A

  • AC

    É a sigla em inglês para Corrente alternada ( Alternating Current ). Tipo de corrente elétrica que varia de sentido em função do tempo. É a corrente utilizada para alimentar os motores elétricos de carros híbridos e elétricos. É também o tipo de corrente utilizada em carregadores lentos, do tipo portátil e Wallbox.

  • AUTOMÓVEL

    É um veículo auto propelido, que é capaz de gerar sua própria tração, seja pela queima de um combustível ou uso de energia elétrica. É utilizado o termo “carro” em um linguajar mais coloquial.

  • AUTONOMIA

    É a distância máxima percorrida em quilômetros por um automóvel considerando todo o combustível que possui no tanque.

  • AUTONOMIA ELÉTRICA

    É o quanto um automóvel híbrido ou elétrico é capaz de percorrer cem quilômetros com uma carga completa de bateria.

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B

  • BATERIA

    É um acumulador de energia que tem a função de fornecer e armazenar eletricidade para circuitos elétricos.

  • BATERIA 12V

    É um acumulador de energia que trabalha com tensão nominal de 12 Volts, servindo como fonte de energia elétrica para circuitos de baixa tensão de um automóvel, como faróis, vidros, travas, alarmes e centrais eletrônicas.

  • BATERIA BLADE

    Tipo de bateria de química Lítio ferro Fosfato ( LFP ) criada pela BYD onde seu diferencial é o formato em lâmina das células. Esse formato é que dá nome a bateria, pois “Blade” significa lâmina, em inglês.

  • BATERIA DE ALTA TENSÃO

    Bateria que acumula grande quantidade de energia necessária para mover um carro híbrido ou elétrico. O valor de tensão é elevado, com valores de tensão acima de 200 Volts, podendo chegar a 800V a depender do modelo do veículo e química da bateria.

  • BMS

    A sigla significa Sistema de Gerenciamento de Bateria em inglês, ( Battery Management System ). É o módulo eletrônico que gerencia o funcionamento da bateria de um carro eletrificado.

  • BSG

    Sigla em inglês para Motor gerador por correia ( Belt Starter Generator ). É a máquina elétrica que nos híbridos leves substitui o alternador, passando a a cumular a função de gerador de energia de baixa tensão e motor de partida para o motor a combustão.

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C

  • CATALISADOR

    Componente instalado no duto de escape, após o motor a combustão para converter gases poluentes em gases não poluentes.

  • CATALISADOR

    Componente instalado no duto de escape, após o motor a combustão para converter gases poluentes em gases não poluentes.

  • CAPACIDADE DE BATERIA

    É o quanto uma bateria pode oferecer de energia, medido em kW, no período de uma hora. Quanto maior a capacidade da bateria, maior será a autonomia do carro elétrico, ou do híbrido no modo elétrico.

  • CARREGADOR

    É o equipamento que transfere de forma segura a corrente da infraestrutura elétrica para o veículo.

  • CARREGADOR PORTÁTIL

    Tipo de carregador com tomada de três pinos que pode ser transportado de um local para o outro, permitindo carregar o veículo em outros locais, desde que haja uma tomada de 20A aterrada. Sua potência é limitada a 1,8kW ( 16 Amperes e 110 Volts ), 2,8 Kw ( 12 Amperes a 220 Volts ) ou 3,6 Kw ( 16 Amperes e 220 Volts ). É um carregador que opera com corrente alternada.

  • CARREGADOR PORTÁTIL DE TOMADA INDUSTRIAL

    Tipo de carregador portátil que permite recargas de até 7,2Kw de potência ( 32 Amperes e 220 Volts ) devido a sua maior amperagem e padrão de tomada industrial ( cor azul ). É necessária a instalação de uma tomada industrial de sobrepor. É um carregador que trabalha com corrente alternada.

  • CARREGADOR WALLBOX

    Tipo de carregador fixo, que funciona com corrente alternada, e sua potência pode ser 7,2Kw ( 32 Amperes e 220 Volts ), monofásico ou modelos trifásicos de 11Kw ( 16 Amperes e 380 Volts ), e 22Kw ( 32 Amperes e 380 Volts )

  • CARREGADOR RÁPIDO

    Tipo de carregador que opera com corrente contínua, convertendo internamente a corrente alternada em contínua, permitindo assim operar com valores de potência maiores, além de já fornecer a bateria a corrente contínua que necessita. Isso reduz significativamente os tempos de carregamento. Sua potência parte de 30Kw, sendo modelos de 50Kw, 100Kw,150Kw e 270Kw os mais comuns.

  • CARRO ELÉTRICO

    Tipo de automóvel cuja tração depende unicamente de um ou mais motores elétricos alimentados por uma bateria de alta tensão.

  • CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

    Tecnologia chamada em inglês como Fuell Cell que a partir da combinação de dois elementos químicos produz eletricidade que será utilizada para alimentar um motor elétrico. O tipo de célula mais comum é a de Hidrogênio, que combina o Oxigênio presente no ar com Hidrogênio armazenado em um tanque para produzir eletricidade, em um processo similar ao da eletrólise, só que reverso.

  • COMPRESSOR DE AR CONDICIONADO ELÉTRICO

    Tipo de compressor de ar condicionado que se diferencia do modelo convencional acionado por uma correia ligada ao motor a combustão, sendo movido por um motor elétrico. É utilizado em veículos eletrificados.

  • CORRENTE ELÉTRICA

    É o fluxo orientado de elétrons que circula em um condutor, partindo de um maior potencial elétrico para um menor potencial.

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D

  • DC

    Sigla em inglês para Corrente Contínua ( Direct Current ) que é o tipo de corrente elétrica onde os elétrons fluem em um único sentido. Uma bateria é um tipo de dispositivo que opera com corrente contínua.

  • DESENERGIZAR

    É o ato de desligar um circuito elétrico fazendo com que a corrente elétrica deixe de circular pelo condutor.

  • DISJUNTOR DE SEGURANÇA

    Conhecido como MSD ou Manual Service Disconect é o dispositivo que permite interromper o circuito de alta tensão do veículo, permitindo a manutenção, reparo, intervenção técnica ou de resgate em um veículo eletrificado.

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E

  • ENERGIA ELÉTRICA

    É uma forma de energia caracterizada pelo fluxo de elétrons em um condutor. É utilizada em um automóvel para alimentar dispositivos como motores elétricos, sistemas de iluminação, centrais eletrônicas, sensores e componentes como travas elétricas e alarme.

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F

  • FLUIDO DE ARREFECIMENTO

    Líquido formado pela combinação de áqua e aditivos cuja função é conduzir o calor de um sistema. Em um carro híbrido o fluido é utilizado para arrefecer o motor a combustão e o conjunto inversor. Em carros elétricos, é utilizado principalmente para controlar a temperatura da bateria, e fornecer calor para o trocador de calor do sistema de climatização.

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H

  • HÍBRIDO LEVE

    Nível mais baixo da tecnologia de eletrificação onde há grande dependência do motor a combustão, e um motor gerador por correia ( BSG ) é responsável pela carga de duas baterias, a de 12V e a de 48V. Essa última fornece energia ao BSG para que ele entregue torque momentâneo ao motor a combustão. Com o carro parado em um semáforo ou no transito, o motor a combustão é desligado para reduzir as emissões e o consumo de combustível.

  • HÍBRIDO PLENO

    Nos referimos a um carro híbrido pleno como sendo um modelo que não existe em uma configuração só a combustão, mas sim apenas como híbrido. É o caso por exemplo do Toyota Prius, modelo pensado desde o projeto para ser comercializado apenas com motorização híbrida.

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M

  • MOTOR ELÉTRICO

    Máquina que funciona pelo princípio de eletromagnetismo. A passagem da corrente elétrica pelos enrolamentos de uma bobina gera o campo magnético que move o rotor, e assim produz o torque e potência que movem o automóvel elétrico ou híbrido.

  • MOTOR A COMBUSTÃO

    Máquina térmica cujo funcionamento se baseia na queima de um combustível em seu interior, gerando gases quentes que movem seus componentes internos e assim produzem o torque e potência utilizados para tracionar as rodas e mover o veículo.

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P

  • POLUENTE

    É todo resíduo tóxico resultante do funcionamento de um automóvel. É resultante da queima incompleta do combustível no interior do motor, sendo expelido em forma gasosa para a atmosfera. Os principais poluentes emitidos por um automóvel são CO ( monóxido de Carbono ), CO2 ( Dióxido de Carbono ), Óxido de Nitrogênio ( NOx ) e Hidrocarboneto ( HC ).

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