BYD DOLPHIN GS – O CARRO QUE MUDOU O JOGO!

Lembro muito bem, que no dia 28 de junho de 2023, algo de novo aconteceu no segmento automotivo nacional. Era uma live, transmitida ao vivo pela BYD, até então uma empresa não tão conhecida, que procurava seu espaço dentre as novatas do setor, como GWM, mas que ainda atuava em um público muito nichado.

Até aquele momento, a BYD, nem era tão conhecida assim no Brasil, pois era muito fácil escutar alguém soletrar “B-Y-D” ou mesmo tentar soltar a língua ao pronunciar “Biúdi”, ambos errados como sabemos hoje, mas naquela época era o reflexo do desconhecimento da Marca.

A montadora chinesa já não era uma tão novata assim, pois já havia lançado em seu portifólio quatro modelos, sendo dois modelos de alta gama, 100% elétricos como o sedã executivo Han e o SUV familiar Tan, ambos acima de meio milhão de reais, que tinham a missão não tanto de vender, mas de mostrar do que a empresa é capaz de fazer. Havia ainda dois modelos, O Song Plus, seu primeiro híbrido plug-in lançado por aqui e o SUV elétrico médio, Yuan Plus, que ainda sentiam o preço do peso do ticket cobrado na época de R$ 265 mil, se tornando modelos de maior saída com o reajuste para o patamar dos R$ 245 mil.

Era esperado ainda o lançamento de um modelo de maior volume, que levasse o nome da empresa as massas e efetivamente consolidasse a BYD como um importante player no tabuleiro automotivo nacional.

Eis que chegou o Dolphin! Amplamente anunciado na mídia por estratégias de marketing da própria Montadora e pelo próprio burburinho que o carro tinha causado no mercado chinês, tendo sido um sucesso instantâneo em seu mercado local dede seu lançamento em 2021. Foram quase meio milhão de unidades vendidas por lá antes de sua chegada ao Brasil. Algo nada menos que impressionante.

Mas voltando ao mês de junho de 2023, eu me encontrava diante da tela do computador assistindo em tempo real a live de lançamento transmitida pelo Youtube. Com toda pompa e cerimônia, vários executivos se revezaram falando da eficiência, nível de segurança, entretenimento e conforto do carro. Claro, faltava anunciar o preço.

Eu mesmo chutava algo entre R$ 180 mil e R$ 200 mil reais, dado a quantidade de equipamentos e me apoiando no fato de ser um carro elétrico, que é como sabemos mais caro. Eis que o preço de R$ 149.800,00 foi anunciado!! Dava para escutar os cochichos dos presentes no evento. Os comentários na live explodiram!! Eu mesmo estava de queixo caído!! “Como assim R$ 149 mil???”, eu mesmo tentava entender o que acontecia diante dos meus olhos!!

Eis que escuto um barulho enorme! Era a tabela FIPE quebrando ao meio!!!! Um carro elétrico, com tantos recursos e nível de acabamento acima da média, ao preço dos SUVs médios de entrada???

E foi assim que o BYD Dolphin mudou o jogo no tabuleiro automotivo nacional para sempre!!!

O QUE ELE TEM DE TÃO ESPECIAL?

Outra coisa que ficou marcada na minha memória é que no dia que o carro chegou a concessionária, a única até o momento em Recife, foi quase impossível ver o carro! Retornei no primeiro final de semana e ainda assim o movimento no Showrom era impressionante!

As pessoas levavam toda a família para ver o carro! Era o pai, a mãe e os filhos, todos empolgados com aquelas linhas distintas e interior arrojado. Houve o caso de uma família que levou até a sogra para conhecer o novo carro.

Não lembro de outro carro que tenha chamado tanto a atenção do público quando o Dolphin Mini. Era de se admitir que o carro tinha carisma! Agradava a todos!! Do homem que se diz entendedor de carros, a mulher que gosta de espaço e comodidade para levar os filhos. Todos se agradavam ao ver de perto o carro. O Test Drive não parava e tive de esperar a minha vez de conduzir.

Enquanto isso fiz meu habitual exercício de observação e notei a reação das pessoas em seu contato com o carro. Muitos admiravam o estilo, tanto interior quanto exterior, outros ficavam abismados com o espaço interno, principalmente no banco traseiro. A paleta de cores também chamava atenção, afinal saia do tradicional cinza, branco e preto tão costumeiro.

Sim, o cinza traz detalhes em laranja, o branco não era assim branco, mas em um tom mais amarelado, e o rosa metálico, com interior lilás, esse sim chamava muita atenção e despertava sorrisos!! As cores do interior também abriam mão dos tons monocromáticos sem graça dos carros nacionais até então. Os assentos combinavam as cores de acordo com a cor da carroceria. Se o Dolphin é cinza, como o do modelo avaliado, o interior é parte em bege claro, parte em cinza escuro, com filetes em laranja. Combinação já vista nos modelos Song Plus e Yuan Plus, anteriormente lançados.

Ainda dentro do carro as curvas do seu interior remetem ao tema Oceano, da linha que o carro está inserido. As curvas das maçanetas das portas, o formato do console central e as formas do cubo do volante deixam claro a inspiração do animal que dá nome ao carro. É preciso reconhecer que nesses pontos os designers da marca acertaram em cheio. Em outros modelos da linha Ocean, isso não fica tão nítido quanto no interior do Dolphin.

Aliado ao carismático desenho exterior e detalhes internos bastante agradáveis aos olhos e ao tato, visto que o nível de acabamento está bem acima da média nessa faixa de preço,  

O conceito de um carro elétrico, bem desenhado com interior arrojado e bem acabado, foi com certeza um fator decisivo na decisão de compra de muitos clientes. Mas o principal trunfo do Dolphin estava justamente em oferecer mais do que o mercado oferecia em termos de equipamentos. Isso, principalmente quando comparado com modelos a combustão na mesma faixa de preço.

Claro, o tempo passou, o Dolphin aumentou de preço e surgiram novos concorrentes, além de novos modelos dentro da própria gama BYD, mas seu apelo continua. É sim, um ótimo produto. Não à toa é visto com frequência nos grandes centros urbanos.

ALGO QUE NÃO TE CONTAM

Sim, o BYD Dolphin é um dos melhores produtos disponíveis hoje no mercado de carros elétricos. Seus números de vendas falam por sí. Mas a questão mais importante é quão eficiente ele é, e isso pouca gente fala.

Quando falo de eficiência me refiro a quão longe um carro consegue ir com uma única carga completa de bateria. Isso, para tratar de uma forma simples esse assunto. ´Para aprofundar mais, a eficiência mede a capacidade que o sistema de tração do carro tem de aproveitar ao máximo cada kWh de energia presente na bateria para enfim alimentar os motores elétricos que irão mover o carro.

Perceba que isso vai muito além de apenas ter uma boa bateria, mas sim ter um sistema completo que otimiza ao máximo a energia disponível, permitindo ao carro chegar mais longe sem necessariamente precisar utilizar uma bateria de grande capacidade, o que seria mais oneroso.

E, em se tratando de eficiência, o BYD Dolphin é referência no Brasil! Há apenas um único modelo que o supera, e está dentro de casa, que é o Dolphin Mini, mas isso não tira o mérito do Dolphin, que é um carro de maior porte, mais pesado e potente e mesmo assim, tem um consumo energético de 0,42 MJ/km! O que é espetacular!

Claro, você não precisa ser um físico teórico para entender se esse número é bom ou ruim. Basta entender que quanto menor essa métrica, mais eficiente é o carro energeticamente falando. Só para facilitar o entendimento, e buscando um caso dentro da própria linha BYD, o Dolphin Plus com bateria maior e mais potente tem uma eficiência energética pior que o modelo GS.

O Plus entrega 0,51 MJ/km, ou seja, é quase 20% menos eficiente. E esse é um dos grandes destaques do Dolphin. Só para facilitar esse entendimento, o Inmetro criou um sistema de conversão onde é possível se estimar qual seria o consumo de combustível caso o modelo elétrico fosse hipoteticamente movido por um motor a combustão. Nesse caso, a entidade relata que o Dolphin GS seria capaz de rodar 51,9 km, com apenas um litro de combustível em ambiente urbano ( 51,9 km/le ). O que é surreal!!!

Mantendo a comparação com o Dolphin Plus, o modelo mais caro teria um consumo equivalente de 42,1km/le na cidade, o que não é nada mal comparado a um carro convencional, mas muito inferior quando colocado ao lado do Dolphin GS.

Para resumir essa conversa, quando você leva o Dolphin GS para casa você está levando nada menos que um carro elétrico altamente eficiente, capaz de converter o fluxo de energia elétrica em quilômetros de autonomia, com o menor esforço possível. E isso é uma joia da engenharia!

E COMO ANDA?

O Dolphin GS é o tipo de carro que agrada a todos. Tem ótima visibilidade, os assentos têm bom apoio, o volante tem boa pegada, os comandos estão a mão, inclusive o seletor de marchas que está em uma posição até então única, que permite mudar de “Drive” para “reverse” apenas com o dedo polegar. ( um detalhe que foi copiado no Dolphin Mini ).

Há espaço para cinco ocupantes, com destaque para as pernas, sendo melhor até que um sedã médio como o Toyota Corolla no banco de trás. O que é ótimo!

Todos vão bem acomodados e com relativo conforto, pois a andada do Dolphin é confortável. Bem melhor que muitos SUVs médios a combustão, por sinal.

Mas fica claro que foi desenhado para ser urbano, pois suas dimensões, tanto no comprimento quanto largura facilitam a circulação nas ruas dos grandes centros, além de facilitar as manobras de estacionamento. Os 95cv de potência são mais do que suficientes nesse tipo de trajeto, e o torque constante do motor elétrico torna a condução ágil na cidade, mesmo com cinco ocupantes. Claro, em estradas e com o carro carregado, os 18,3kgfm de torque podem exigir um pouco mais de atenção em algumas ultrapassagens, mas a condução é como se rodasse com um carro 1.0 turbo de nova geração, só que com entrega de torque imediata.

Quer mais desempenho, vai de Dolphin Plus. A carroceria é a mesma, com alguns diferenciais, mas o espaço interno não muda, só a mala se torna maior pela ausência do estepe. Mas os 204 cavalos de potência e os 30,5kgfm de torque vão te atender muito bem.

Quanto ao carregamento, o padrão é o mesmo de outros modelos híbridos e elétricos da marca, que limita a capacidade de carregamento ao 6,6Kw de potência em corrente alternada ( CA ). Isso, para uma carga completa da bateria de 44,9kWh o tempo estimado será de aproximadamente sete horas. O que não é nada ruim, pois em uma note plugado ao carregador Wallbox, o Dolphin estará com uma carga 100% da bateria. Se optar pela carga rápida, em torno de 30 minutos se terá uma carga até os 80%, partindo de 10% de capacidade, pois o carro suporta até 60kW de potência em corrente contínua. ( CC ).

Nos mais, o Dolphin GS vai atender muito bem a aqueles que querem um bom carro urbano. E isso ele entrega de sobra!

CONCORRENTES

A GWM não tinha em seus planos trazer naquele ano de 2023 um modelo elétrico. Seu foco estava na linha Haval com seus modelos híbridos H6 e no lançamento da pick-up Poer. Dado o sucesso estrondoso do novo BYD Dolphin no Brasil, o conglomerado chinês se viu na urgência de preparar sua contra-ofensiva antecipando a chegada da linha elétrica Ora, com os modelos Skin e GT.

GMW ORA 03 SKIN

A versão Skin é o concorrente direto do Dolphin GS. Seus diferenciais estão no design mais inspirado, na pegada retrô do interior e no bom nível de equipamentos. É uma excelente opção de compra dentro do segmento, e que merece ser conduzido em um Test Drive, antes de fechar com o BYD.

O Dolphin se pega mais no caráter familiar, evidenciando o espaço interno e interior mais lúdico, por assim dizer A favor do Ora os 177 cavalos podem fazer diferença para algumas pessoas. No mais, são dois ótimos carros elétricos.

POR QUE COMPRAR O DOLPHIN GS

É um carro para quem quer entrar no mundo dos carros elétricos, sem erros, Afinal, conquistou o título de carro elétrico mais vendido no ano de seu lançamento, em 2023, e desde o lançamento do seu irmão mais novo, o Dolphin Mini, em 2024, vem mantendo forte a segunda posição em vendas no segmento de elétrico no país.

Apesar de todos os elogios descritos aqui, não chega a ser perfeito. Lhe faltam itens que não parecem fazer sentido, pois estão presentes no Dolphin Mini, carro de valor mais baixo dentro da mesma família de produtos. É o caso do carregador por indução do celular e falta de acionamento elétrico do banco do condutor. ( Por que, BYD??? ).

Mas, mesmo tendo seu preço reajustado, onde hoje está na casa dos R$ 160 mil reais, o Dolphin GS permacecerá como uma ótima opção dentro todos os elétricos, por conciliar design, acabamento, espaço e eficiência como poucos. É uma compra sem arrependimento.

Agradecemos a Via Sul BYD por gentilmente nos ceder o veículo para nossa avaliação.

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