
BYD SONG PLUS - COMO UM SUV MUDOU TUDO
O ano de 2022 começou . O carro mais desejado naquele momento era o Jeep Compass Diesel. Todos queriam aquele carro. Tinha um bom pacote de equipamentos, vinha com um motor a Diesel, que remete a durabilidade e economia, além de uma tração 4×4, que pelo apelo da própria marca evoca aventura e emoção em passeios nos finais de semana.
Mas aí a dura realidade começou a mostrar que nem tudo era um mar de rosas. O Diesel não é mais tão acessível com já foi em um passado recente. Hoje rivaliza com a gasolina em alguns estados para ver quem é mais caro na bomba dos postos.
O uso do SUV Diesel na cidade, em trajetos curtos e de trânsito intenso só trazia mais inconvenientes que alegria para o motor a “óleo”, uma vez que isso não é bom para esse motor que foi feito para percorrer longas distâncias, sendo um legítimo cruzador, feito para uso rodoviário.
Aí vem a primeira revisão e o custo assusta. A segunda, nem se fala. Por mais durável que seja esse motor, para que ele se mantenha por muitos anos, é preciso ter a manutenção em dia. E itens simples, como filtro de combustível, não são baratos.
Há, e ainda tem a tração 4×4, que nem foi usada nas idas ao Petshop para a tosa do pet, ou para levar as crianças a escola. De uso pratico, só aquela esticadinha no sitio da família na estradinha de barro, e nada mais do que isso.
Eis que surge o BYS Song Plus. Um SUV bonito, de porte, de uma marca ainda pouco conhecida dos Brasileiros, mas que chegava chamando atenção pela qualidade do acabamento e tecnologias antes limitadas a modelos mais caros.
Chegamos ao ano de 2025, o Song Plus é um modelo consolidado na categoria de carros eletrificados, tendo ampliado a linha para os modelos Pro e Premium, sob o mesmo nome. E o Compass Diesel? Bem esse deixou de ser vendido pela Jeep esse ano.
A questão aqui é que, como dizia o grande cantor cearense Belquior em sua Música, Como nossos Pais de 1976: “ O novo sempre vem”. E esse novo veio vestido de um carro maior em espaço interno, que realmente pode levar cinco adultos e suas malas em uma viagem, muito mais bem equipado, e com uma tecnologia que te permite rodar por vários quilômetros dentro da cidade sem gastar uma única gota de combustível.
O Song Plus, é hoje um dos carros mais desejados pelo Brasileiro. E atributos ele tem para isso! Afinal, foi o carro que mudou o jogo!


MAS AFINAL O QUE O SONG PLUS TEM DE TÃO ESPECIAL?
Sendo bem direto na resposta, é que esse carro é muito bom! Muito bom mesmo! Tão bom que colocou em cheque as margens trabalhadas por montadoras já estabelecidas no Brasil, que pelo preço dele entregavam em seus produtos muito menos.
E isso ficou ainda mais evidente quando houve um reposicionamento de preço, onde o modelo lançado por quase R$ 270 mil em 2022, hoje pede R$ 244 mil por um carro com bateria ainda maior, afinal o atual usa bateria de 18,3 contra a de 8,3kWh do lançamento há três anos atrás, e de quebra ganhou uma enorme tela de 15,3 polegadas.
Quando comparado ao Compass a Diesel, a diferença passou a não fazer mais sentido para o modelo produzido em Pernambuco, onde o cliente passou a olhar com mais atenção para o chinês de belas linhas. Comparar com o Compass híbrido de R$ 350 mil então passou a ser um exercício de racionalidade. “Será que gosto tanto assim do Compass”, se perguntaram os donos do carro.
Não há o que discutir. Goste você ou não de um produto chinês, o BYD Song Plus é um dos melhores carros que o valor pedido por ele pode comprar. Só há um capaz de fazer frente a ele, e esse é o GWM Haval H6 PHEV19, que também avaliamos aqui no EVPLACE.




O convido a ir a uma concessionária BYD, munido de todo o seu senso crítico, e conhecer o carro, Abra e feche a porta e vai sentir uma solidez que seu carro atual não tem. Um som abafado e forte vai te impressionar. Olhe por um instante para o revestimento das portas, assentos e console. Procure por uma falha de costura ou peça mal encaixada. Procure ainda por um parafuso aparente. Passe a mão sobre o couro sintético e sinta como é suave ao toque.
Abra a porta traseira e veja que sim, é possível levar três adultos no banco de trás sem fazer concessões de espaço para os ombros, pés ou cabeça. Nem será preciso colocar o menor passageiro no assento central. O piso plano garante espaço para todos de forma democrática. Observe ainda que o acabamento das portas traseiras é o mesmo das dianteiras, algo que não é tão comum em carros nacionais.
Abra o porta-malas, de abertura elétrica, e veja que os 560 litros disponíveis são muito mais do que o volume que o seu carro que está estacionado em frente a concessionária oferece.
Diante do que você viu pode até reconhecer que é Song Plus é um carro grande e espaçoso, pelo preço que cobra, mas não é só isso. Ele é um carro completíssimo, em tudo!


COMPLETO COMO POUCOS
Ar condicionado automático dual zone com saída para os assentos traseiros, bancos dianteiros elétricos, revestimento em couro sintético, carregador por indução, teto solar panorâmico, iluminação indireta por led para ambientação em várias cores, abertura elétrica do porta-malas, inclusive fechando pela chave, o que alguns não permitem, pacote ADAs completo com assistente de mudança de faixa, leitura de placas, câmera 360 graus, alerta de trafego cruzado, alerta sonoro te lembrando de ter cuidado ao abrir a porta e descer do veículo, frenagem automática, alerta de colisão frontal, entre tantos outras funções de segurança.


Há ainda o assistente virtual, onde basta um “Hi, BYD!” para você comandar ajuste de temperatura e ventilação, abertura e fechamento da persiana e teto solar, seleção de músicas ou de rádio, abertura de janelas, entre outros comandos.
É bom levar uma lista para ir dando o check em cada item que você encontra nesse carro! É um pacote de itens de série tão extenso que parece estarmos diante de uma Volvo XC60, mas cobrando menos por isso.
E nem falei na tela enorme de 15,3 polegadas da central multimídia com várias funções a disposição, que permitem tantos ajustes, regulagens e configurações que você vai precisar da consultoria de seu filho adolescente.
E eu nem falei ainda da tecnologia híbrida do carro! Mas vamos primeiro testar esse carro nas ruas.
CHEGOU A HORA DO TEST DRIVE


Não saia da concessionária sem antes fazer um Test Drive. Você pode perder uma excelente oportunidade de conhecer um carro que é muito acima da média. É preciso sentir o carro na rua, acelerar, frear, fazer curvas, e porque não, dirigir de forma tranquila. Só aí você vai perceber como o Song Plus é bom. Muito Bom!
O carro é confortável pelo rodar macio da suspensão, mas sem prejudicar a estabilidade, pelo ótimo isolamento acústico, pela maciez dos assentos e pelo silêncio a bordo, justamente pela ausência de ruídos do motor a combustão como você está acostumado.
Pare ao lado de outro carro, ou mesmo de outro SUV e sentirá como ele é imponente. Lembra do Jeep Compass do início da matéria? Se puder, pare no semáforo ao lado de um deles. Ai fica fácil comparar que a posição de dirigir no Song Plus é mais alta, e que o Jeep até parece menor diante do SUV chinês.
Quero deixar bem claro que não estou em momento algum desmerecendo aquele que é o SUV mais vendido do Brasil, mas é que quando o comparamos a modelos como o Song Plus, ele já não parece mais tão atrativo assim. Ainda mais pelo fato de que para oferecer uma experiência de condução elétrica ele cobre R$ 100 mil a mais por isso na versão 4Xe.
Em todo o test drive você terá praticamente rodado com o motor elétrico, e isso o deixará intrigado. Um carro disposto, que acelera bem e é ágil no transito, mas sem nenhum ruído de motor. Se quiser pisar mais vai perceber os 235 cavalos do carro, que o fazem acelerar até os 100km/h em 8,5 segundos, o que é um ótimo número em se tratando de uma carro de proposta familiar.
Dirigindo de forma tranquila é que o conforto é ainda mais bem percebido e o consumo de combustível vai chegar na casa dos 30 km/l , ou até mais que isso. Segundo o Inmetro, na cidade o Song Plus faz nada menos que 39,1 quilômetros com apenas um litro de gasolina!!! Impressionante!!
Volte a concessionária e retorne para sua casa em seu carro a combustão. Garanto que sua mente vai demorar para entender como aquele carro funciona tão bem. E boa parte dessa percepção eu explico logo adiante, e se chama sistema híbrido DM-I.
SISTEMA DM-I FOI UM DIVISOR DE ÁGUAS ENTRE OS HÍBRIDOS


Antes da BYD os híbridos plug usavam baterias que entregavam limitados 40km de autonomia elétrica. Como não havia outras referências para comparação, isso estava bom. O próprio Song Plus, quando lançado atingia esse patamar com a antiga bateria de 8,3kWh. Agora com a nova de 18,3kWh é possível fazer 70km dentro da cidade fácil, fácil, sem gastar uma gota de gasolina.
Isso porque o sistema DMI ou Duplo Modo Inteligente de condução, em uma tradução da sigla em inglês, prioriza o uso do motor elétrico, acionando o motor a combustão apenas como gerador. O motor 1.5 só irá tracionar o carro em situações onde se exija maior potência como em uma ultrapassagem, por exemplo.
E é aqui que está o grande diferencial dessa tecnologia, que é o fato do motor elétrico ser priorizado na maior parte do tempo de condução. O motor a combustão só será ligado quando a bateria fica com a carga abaixo de 25%, atuando como um gerador para manter a bateria carregada. Mas mesmo nessa situação, o motor a combustão não traciona o carro.
Ou seja, na maior parte do tempo, será o motor elétrico o responsável por levar você e sua família diariamente. É daí que vem os números de consumo super baixos, como os anunciados pelo Inmetro de quase 40km/l na cidade!!! Para isso basta manter sempre a bateria carregada, pelo menos acima de 50% de capacidade.
Na hora de carregar é só chegar em casa e usar o carregador portátil de 3,6kW que em apenas cinco horas estará completamente carregada para um novo dia da rotina “colégio, trabalho, colégio, trabalho”.
CONCORRENTES

No mercado nacional, aqui no EVPLACE só enxergamos um único concorrente direto para o Song Plus, sendo um dos melhores duelos que nosso mercado pode oferecer nos dias atuais. O GWM Haval H6 PHEV 19 veio para acertar em cheio no Song Plus oferecendo praticamente uma motorização equivalente, com bateria de capacidade similar.
Esse modelo foi derivado da versão PHEV, agora chamada de PHEV34 para se diferenciar da nova versão com bateria de 19kWh. Para isso perdeu o motor no eixo traseiro e diminuiu a capacidade da bateria. Não que o resultado tenha ficado ruim, muito elo contrário, ele ficou incrível! É o que no PHEV34 tudo é superlativo, a começar pela potência de quase 400 cavalos e os mais de 70 quilos de torque, além da tração nas quatro rodas.
Nem todo mundo precisa disso tudo, e por isso a GWM, escutando seus clientes lançou a versão de entrada plug-in da linha H6 da Haval. Então tirar umas coisas aqui e ali e diminuir outras acolá do PHEV34 criou um produto muito equilibrado, que é o PHEV19.
Em termos de espaço, design, acabamento e tecnologia os dois carros são muito parecidos. Mesmo! A ponto de ser hoje uma das decisões mais difíceis, mas boa, de se tomar hoje na hora de comprar um novo carro no Brasil.
Pesa a favor do H6 PHEV19 o fato de ser mais potente, afinal são 326cv contra 245 do oponente, e a possibilidade de carregar em corrente contínua, que o BYD só oferece na Shark e não em seu SUV. Uma pena.
No final, o atendimento e a condição comercial naquele momento da compra na concessionária é que será mais decisivo. Claro, estou deixando de lado gosto e preferencias, pois alguns não gostam de interior claro, com muitas cores do BYD e preferem o tom escuro mais sóbrio do GWM. Mas qualquer um dos dois é um ótimo negócio,
POR QUE DEVE COMPRAR SONG PLUS?

Se tem disponibilidade financeira para pagar R$ 244 mil em um carro, a verdade é que não vejo motivos para não comprar. A não ser que você queira um modelo 100% elétrico, o que é justificável, ou que por mais impressionado que tenha ficado com o Song Plus, não queira dar o braço a torcer, pois vive falando que esse tal de híbrido é moda criada pelas Montadoras para levar seu dinheiro embora. Mesmo que no fundo você tenha entendido que não é isso.
Portanto, coloque a opinião de lado e apele para a razão para ver que por pouco menos de R$ 250 mil nenhum outro carro vai te entregar tanto quando o Song Plus. Então, deixe de blá, blá, blá e compre logo esse carro!!!
Agradecemos a Via Sul BYD por gentilmente nos ceder o veículo para nossa avaliação.
GALERIA











