ORA 03 GT - DIVERTIDAMENTE

Você já deve ter assistido ao filme “Divertidamente”, da Pixar, ou ao menos ouviu falar desse sucesso dos cinemas. A animação conquistou não apenas o público infantil, mas também o adulto pelo enredo original que mostra como as nossas emoções regem nossas escolhas e moldam nossas vidas. O filme foi tão bem recebido pelo público e crítica que deu origem a um segundo filme, ainda melhor.

O mais interessante disso é que esse contexto das emoções pode sim ser aplicado aqui ao universo dos elétricos. Afinal modelos elétricos são vistos por muitas pessoas como sendo veículos que não despertam emoções seja pela total ausência de ruído, seja pelo entendimento de que se tratam apenas de “máquinas mais eficientes”, o que, enquanto automóvel estariam nos afastando a cada dia do prazer de dirigir.

Bem, se você acredita nisso, é porque suas emoções não foram devidamente estimuladas pelo modelo certo. Para mudar isso, quero lhe apresentar a própria interpretação da GWM para “Divertidamente”: O ORA 03 GT!!  Um hatchback elétrico com pitada esportiva único no mercado!

ESTIMULANDO NOSSAS EMOÇÕES!

O nosso cérebro entende como belo tudo aquilo que é proporcional e harmonioso. Por isso é comum admirarmos obras de arte como pinturas e esculturas. O mesmo estímulo é provocado quando estamos diante de um automóvel, e os designers sabem disso, e por isso dedicam centenas de horas até definir as linhas finais de um modelo.

Além disso, dentro de nossa mente, há uma programação de buscar em nossos “arquivos internos” referências de algo que nos marcou e que estejam ligadas a aquilo que vemos.

O desenho do ORA 03 GT foi conscientemente pensado para nos proporcionar uma memória afetiva que nem sabíamos que tinha, nos remetendo de imediato a um certo esportivo alemão. E isso é totalmente proposital, uma vez que reforça o espirito esportivo que o carro quer evocar.

Não há como olhar para a dianteira do carro e simplesmente ficar indiferente ao conjunto ótico dianteiro, em formato ovalado, com lentes grandes, e montados sobre paralamas curvos. No para-choque frontal, as curvas acentuadas são realçadas pelas   grandes entradas de ar para resfriar os freios, uma em cada lado. Sua mente já te dá sinais de que já viu isso antes. O que é bom!

Siga com os olhos pela dianteira e irá se deparar com o acabamento que se assemelha a fibra de carbono no split frontal abaixo do parachoque, na saia lateral, no arco de cobertura das rodas, e no difusor traseiro, adornado por partes em vermelho vivo que se repetem em cada uma das rodas e nas pinças de freio.

Já na traseira o impacto visual se dá pela ocultação das lanternas traseiras na base do vidro, algo inédito até então.  O pronunciado spoiler traseiro traz o emblema GT em baixo relevo, em destaque nas laterais, em vermelho, que é a cor que será bem explorada também no interior do carro.

É realmente muita informação visual a ser processada pelo cérebro, e é isso que torna o ORA 03 GT tão interessante. Particularmente, nos tons Cinza Amazonita, Branco Àgata ou mesmo Vermelho Brava, esses detalhes ficam ainda mais evidentes, que no elegante Preto Hematita da unidade avaliada.

Agora abra a porta e deixe o interior estimular seus sentidos com cores e texturas que apesar de contrastantes, com o vermelho e preto, se aplicam muito bem ao conceito do ORA. A cor predominante é o preto, que recobre os bancos, forro das portas e boa parte do painel. O vermelho, entra como destaque e realce em alguns pontos específicos como na parte superior do volante, e na longa faixa que corta o painel de um lado a outro, onde estão embutidas as saídas de ar condicionado. No mais o vermelho serve como adorno nos bancos e discretos aplique nas portas e na cor do cinto, em um tom mais escuro e elegante.

O vermelho é cor que estimula o cérebro, e que nos mantém alertas, e onde está a pitada de esportividade que sua mente precisa antes de rodar com o carro. Mas além das cores, a parte tátil de seus sentidos também serão estimuladas pelas texturas lisas do couro que reveste os assentos e encosto de braço central. O nosso cérebro processa isso como “qualidade”. Já a aspereza da faixa central vermelha, como uma espécie de Alcântara, nos avisa que se trata de um esportivo.

Há ainda um toque nostálgico no painel de botões abaixo da saída de ar central, como pequenas chaves seletoras em um belo cromado. Na verdade, todo o ambiente interno tem um ar “retrô” mais com uma interpretação mais atual e moderna. Muito bacana!

ALEGRIA, ALEGRIA, ALEGRIA!

Uma vez a bordo do ORA 03 GT, e depois de já ter assimilado mentalmente todas as informações visuais do seu interior, agora é preciso saber se seu comportamento faz jus ao que vemos em seu design.

Mas, antes disso, é preciso saber que para dar a partida a chave não será necessária. Basta apenas estar presente no carro, para ser reconhecida. Daí, ao atar o cinto, pisando no freio e escolher a marcha no seletor giratório o carro ligará sozinho. Para sair, basta pressionar um botão ao lado esquerdo da direção ou apenas sair do carro e travar as portas que ele será desligado. Bem conveniente.

Confesso que estranhei em um primeiro momento o tamanho do volante, o qual achei um pouco grande, e o uso de um seletor de marchas giratório. Prefiro seletor tipo alavanca. Mas tudo isso ficou de lado quando comecei a conduzir o carro!

Sim, porque a dinâmica desse carro é incrível! Não digo isso apenas porque estou escrevendo um texto sobre ele, mas afirmo isso com a convicção de quem nos últimos meses tem avaliados aqueles que são os melhores eletrificados disponíveis no mercado, e o ORA 03 GT passou a fazer parte dos meus modelos preferidos a bateria!!!

Como estou nesse segmento há três décadas sei que para se ter um carro com proposta esportiva não basta apenas acelerar bem, é preciso ser capaz de contornar curvas com precisão, mantendo a carroceria com a menor rolagem possível, entregar torque às rodas de forma eficiente em todas as faixas de velocidade, além de ser muito disposto em saidas de curva com o carro apoiado sobre os ombros dos pneus. E,  claro,  freiar bem!

E para cada um desses itens eu mentalmente ia dando um “check”, até que meu Checklist de carro esportivo estava completo! Não que seja um bólido de Le Mans, mas já fazia um tempo que não conduzia um elétrico tão divertido. Os 171 cavalos e 25 kgfm de torque são pura diversão! Alegria, alegria, alegria, esse era meu estado mental enquanto conduzia o GT.

É tão bom conduzi-lo, na cidade ou na estrada, e ele é tão competente na forma como acelera, que em alguns momentos você passa a duvidar se o carro cumpre os 0 a 100km/h em 8,2 segundo como a Montadora anuncia, afinal, em algumas condições ele parece mais rápido que isso. E, com o carro sempre na mão, é bom afirmar.

Pelo preço cobrado, não encontrei nada mais divertido! Ao menos, por hora ( não resisti ao trocadilho infame)! Não há nenhum outro modelo elétrico abaixo dos R$ 200 mil que ofereça uma experiência de condução tão viva e intensa quanto esse carro! O BYD Dolphin Plus, você pode pensar seria o caso, mas se ler nossa matéria sobre ele verá que o foco não é necessariamente um comportamento esportivo, mas entregar um desempenho a mais, embalado por um maior pacote de itens de conveniência, conforto e autonomia.

Voltando ao ORA, algo que realmente me chamou a atenção foi o ajuste da suspensão. Confortável em pisos ruins, mas estável como poucos em piso bom e em curvas, manteve sempre uma tocada irrepreensível, bem diferente de outros modelos chineses que são conhecidos pela calibração mais confortável da suspensão, em especial a traseira, mais voltada para o conforto.

No ORA GT você não sente a oscilação da suspensão traseira ao passar em um desnível como é tão comum nos carros chineses. O carro acompanha o piso e só, sem balanço. E na mudança de faixa, o leve deslizar da traseira, algo que sinto em vários carros importados do Pais de Xi Jinping, é literalmente eliminado nesse carro. Ou seja, carro sempre na mão, suspensão dianteira conversando com a suspensão traseira, Para onde uma vai a outra acompanha, no mesmo nível de absorção. Para quem curte dirigir é uma maravilha!

Mas o que mais me surpreendeu foi, ao ler a ficha técnica, ver que a suspensão traseira é do tipo eixo de torção! Como assim, pensei?? Tive de ver um carro no elevador da área de serviços da concessionária para acreditar!

Que trabalho primoroso foi feito pela engenharia da GWM que mesmo optando por um sistema simples, mas robusto, conseguir entregar uma dinâmica de carro com suspensão traseira independente. Aplausos de pé para a GWM!!!

Outro ponto que me chamou atenção foi a ausência de algo muito comum nos carros elétricos que é o ruído de rolamento dos pneus contra o solo. Isso não se percebe a bordo do ORA GT. Não tanto pelo trabalho de isolamento acústico, que é bom, mas não é o melhor de todos, mas pelo composto, acredito eu, dos pneus utilizados. Muito bom!

SENTIMENTO DE SEGURANÇA

Se sentir seguro é um sentimento primordial. A Segurança e bem-estar é algo que remete a nossa ancestralidade, uma vez que nos sentirmos seguro, estando distante de ameaças, foi o que permitiu ao Homem evoluir. E isso carregamos em nosso cérebro. O ORA 03 GT vai suprir toda sua necessidade por segurança, pois não é apenas importante estar seguro, mas sim, se sentir seguro.

O sentimento de segurança virá de uma série de avisos e alertas de condução que o ajudarão na condução em trafego urbano ou rodoviário, em manobras em baixa velocidade, chegando em alguns casos a tomar a decisão pelo condutor e literalmente frear o carro. Sei que isso não é algo hoje em dia tão diferente do que já temos no mercado, mas a atuação e o nível de assertividade do sistema foi bem interessante.

Contei nada menos que 15 avisos contra colisão frontal, traseira e lateral, incluindo alertas de mudança de faixa e de trafego cruzado. Interessante ver no painel o gráfico de pessoas, motos carros e caminhão a frente do ORA, bem útil em locais de baixa visibilidade.

E, se nenhum desses alertas forem suficientes para evitar uma colisão, um conjunto de sete bolsas airbag irão fazer seu trabalho. São duas frontais, duas laterais e duas de cortina, sendo um frontal central dedicado aos passageiros dianteiros em caso de colisão lateral. Algo que só vimos no BYD Dolphin Plus e Zeekr X.

Vale destacar que o ORA 03 recebeu cinco estrelas, a pontuação máxima no teste de colisão do EURO NCAP.

EFICIÊNCIA TAMBÉM DESPERTA EMOÇÕES!

O ORA 03 GT tem uma eficiência de 0,51MJ/Km, o que segundo o Inmetro seria o equivalente a cobrir 42,4km com apenas um litro de gasolina, caso fosse um carro a combustão. O que não é nada mal, hein?

A questionada autonomia, também informada pela entidade, de 319km informamos ser demasiadamente pessimista, visto que o carro é muito eficiente, nem é tão tão pesado, (são 1.580kg) e utiliza uma bateria de íons de Lítio ( NCM ) de 63kWh de capacidade, pela nossa avaliação, se o condutor não abusar do pedal da direita os 400km serão vencidos facilmente com uma única carga. O que é bem interessante.

Além de eficiente, o ORA vai te poupar paciência, o que nos dias de hoje é muito importante. Ao suportar 11kW de potência de recarga, seu tempo de carregamento será mais baixo em um carregador de Shopping que muitos modelos elétricos que se limitam a 6,6kW em corrente alternada ( CA ). NA corrente contínua ( CC ) suporta até 68kW o que entrega um carregamento de 10% a 89% em apenas 40 minutos.

CONCORRENTES

O modelo que mais se aproxima do ORA 03 GT é o BYD Dolphin Plus. Não que seja um esportivo, mas pelo posicionamento de preço é o que está mais próximo dentro da categoria dos elétricos. A diferença é o Dolphin Plus aposta em um incremento de itens de conveniência, conforto e segurança, além de entregar mais potência e autonomia em relação ao Dolphin GS.

Não que um seja melhor que ou outro. Ambos não são concorrente diretos. Apenas próximos. Mas, se não se incomoda com uma carroceria de dois tons e rodas que combinam com a cor da lataria, olhe para o lado e embarque no BYD. Nesse caso vai encontrar um carro mais familiar, bem-acabado e com ótima potência para viagens. O que, como já avaliamos por aqui é uma ótima aquisição, principalmente se estava pensando em um Dolphin GS, mas não no ORA GT.

POR QUE DEVE COMPRAR O ORA GT?

Se quer um carro elétrico e que te faça sentir novamente o prazer de conduzir diariamente, mas sem desembolsar uma fortuna em um hatch alemão a combustão, o ORA 03 GT é o seu carro! De várias pessoas com quem interagimos, a única e unânime reclamação vinha justamente da capacidade de sua bagageira, e só! Sim, ele não tem porta-malas enorme, são apenas 228 litros, mas isso não é fator para você não comprar esse carro! Poucos elétricos te deixarão tão satisfeitos na condução quando esse hatch estiloso! Além disso, não é uma cara tão vista nas ruas quanto outros modelos chineses, o que ainda te garante um certo ar de exclusividade.  Aqui no EVPLACE nós gostamos muito, mas muito mesmo, do ORA 03 GT. Por isso recomendamos que vá a concessionária GWM mais próxima e faça um Test Drive. Difícil será não se encantar com esse carro.

Agradecemos a ADTSA GWM por gentilmente nos ceder o veículo para nossa avaliação.

GALERIA

Comprimento: 4290mm

Largura: 1770mm

Altura: 1570mm

Entre eixos: 2700mm

Portamalas: 250 litros

Peso: 1.658 kg

Ocupantes: 05

Suspensão dianteira: Independente McPherson

Suspensão traseira: Independente Multilink

Freio dianteiro: Disco ventilado

Freio traseiro: Disco sólido

Direção: Eletroassistida

Pneus: 205/50 R17

Potência motor elétrico dianteiro: 204cv

Torque motor elétrico dianteiro: 31kgfm

Tração: Dianteira

Tecnologia: Elétrico a bateria ( BEV )

Capacidade da bateria: 60,5Wh

Química: Lítio Ferro Fosfato ( LFP )

Padrão de recarga: Tipo 2 corrente alternada / CCS2 corrente contínua

Capacidade de carregamento ( CA ): 11kW

Capacidade de carregamento ( CC ): 88kW

Tempo de carregamento ( 3,6kW CA ): Aprox. 16h

Tempo de carregamento ( 7,2kW CA ): Aprox. 8h

Tempo de carregamento ( 7,2kW CA ): Aprox. 5h

Tempo de carregamento ( 80kW CCA ): Aprox. 1h

Preço 23/10/24 ( Fonte: site da Montadora )

*Valores podem sofrer alterações

**Preço Base Espirito Santo

Período de Revisão: A cada 20 mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

20 mil km: R$ 400,00

40 mil km: R$ 1.240,00

60 mil km: R$ 400,00

80 mil km: R$ 1.240,00

100 mil km: R$ 730,00

Aceleração 0 a 100km/h: 7,3s

Velocidade máxima: 160km/h

Autonomia elétrica: 330km ( Inmetro )

Eficiência energética: 0,51MJ/km

Emissão CO2: 0g CO2 / km

Consumo equivalente: 42,1km/le ( cidade )

Consumo equivalente: 36,8km/le ( cidade )

Garantia do veículo: 06 anos

Garantia da bateria: 08 anos

Itens de série

  • Rodas de 17 polegadas
  • Sete airbags
  • Controles de tração e estabilidade
  • Freios a disco nas quatro rodas
  • Faróis de led
  • Luzes diurnas em led
  • Alerta de fadiga do motorista
  • Assistente de permanência em faixa
  • Sistema de frenagem autônoma
  • Comutação automática dos faróis
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de tráfego cruzado
  • Limpador do vidro traseiro
  • Alerta de pressão dos pneus
  • Suspensão traseira independente
  • Assistente de partida em rampa.
  • Piloto automático adaptativo
  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado automático com duas zonas
  • Saídas de ar-condicionado e entrada usb para o banco traseiro
  • Ajustes de altura e profundidade do volante revestido em couro
  • Ajuste de altura do banco do motorista
  • Aquecimento dos bancos dianteiros
  • Bancos em couro
  • Descansa braço central dianteiro
  • Teto solar panorâmico
  • Computador de bordo
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Sistema de câmeras 360º para auxílio em manobras
  • Vidros elétricos nas quatro portas com função de um toque para subida e descida
  • Para-sóis com espelho e iluminação para motorista e passageiro
  • Ajustes elétricos dos retrovisores
  • Rebatimento elétrico dos retrovisores
  • Destravamento interno e remoto do porta-malas
  • Travas elétricas
  • Alarme
  • Chave presencial com sistema de partida por botão e acionamento remoto do motor pela chave
  • Acendimento automático dos faróis
  • Freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold
  • Carregamento por indução no painel.
  • Central multimídia de 12,8 polegadas com rádio, conexão usb, bluetooth, navegação nativa, internet hub e espelhamento com fio de android auto e apple carplay. 

Concorrentes do BYD Dolphin Plus

AVALIAÇÃO COMPLETA
CONCORRENTE:GWM ORA GT
CONCORRENTE: