TOYOTA RAV 4 PHEV - UMA NOVA ERA

Enfim podemos apreciar um híbrido Toyota em toda a plenitude de sua tecnologia. Sim, a Montadora que literalmente criou o carro híbrido como conhecemos trouxe finalmente ao Brasil a evolução natural de sua tecnologia, o híbrido plug-in!

E, o modelo a estrear a sigla PHEV na tampa do porta-malas foi nada menos que aquele que nós aqui do EVPLACE consideramos o melhor produto vendido pela Toyota hoje no Brasil, o RAV4.

Esse modelo, foi por seis anos seguidos o SUV mais vendido do Mundo, e isso quer dizer muita coisa. Claro, que em outros mercados é vendido em versão a combustão, híbrido regenerativo e plug-in, mas desde 2019, com a chegada de sua 5° geração ao Brasil, o RAV apenas passou a ser comercializado com motorização eletrificada por aqui. E, mesmo assim, as 1.000/1.100 unidades importadas anualmente, diretamente do Japão, são todas vendidas, mostrando que há um público cativo para o modelo.

A versão Plug-in vem como um complemento de linha, para oportunizar um upgrade para clientes da versão híbrida regenerativa e trazer mais atributos para conquistar novos clientes para o modelo.

Aqui no EVPLACE reconhecemos a importância da Toyota para a eletrificação, e para nós foi uma grande expectativa até avaliarmos seu primeiro modelo plugável no mercado nacional. Por isso, vamos logo ao conteúdo dessa avaliação!

O QUE ERA BOM FICOU AINDA MELHOR!

Sim, é possível melhorar o que é bom, e o RAV4 PHEV é um exemplo disso. Se o modelo híbrido regenerativo tem grandes atributos como confiabilidade mecânica, robustez comum aos melhores Toyota, bom espaço interno e qualidade de montagem, podemos somar agora um design ainda mais marcante.

A versão plug-in recebe um tratamento a mais no visual. E isso fica claro ao se perceber os detalhes em um elegante preto brilhante que recobre o teto, soleira e arco das rodas além da capa de retrovisor. Um vistoso spoiler frontal pronunciado na cor prata acetinado adiciona um toque esportivo ao modelo. Já o acabamento inferior do para-choque traseiro agora é em um tom escuro, e não mais em cinza claro. Para completar o visual mais agressivo, as rodas passam a ser de 19” versão, com desenho próprio. Até os vidros traseiros receberam um tratamento para ficarem mais escuros. Tudo isso combinou muito bem com o tom de cinza Granito, contrastando com os detalhes em preto da unidade avaliada. Deu uma personalidade própria a versão plug-in, a diferenciando esteticamente da HEV. Bom trabalho da Toyota! 

Por dentro o caráter esportivo ficou mais evidente com interior escuro, contrastando com costuras vermelhas. O acabamento melhorou de nível, com o revestimento em couro sobre o painel, além do novo painel de instrumentos totalmente digital de TFT, de ótimo grafismo e legibilidade, vale salientar, com 12,3 polegadas, e nova central multimídia 10,5”, cujas funções se aproximam mais das que são oferecidas nos modelos da Lexus. Há ainda um interessante headup display com informações básicas para a condução.

Mas o upgrade não foi apenas estético ou ao nível do acabamento interno. A versão plug-in do RAV4 ganhou uma nova dinâmica de condução, graças ao ganho de potência expressivo, de nada menos que 84 cavalos! Isso fez com que o modelo, agora com 306cv acelere como um bom esportivo, chegando aos 100km/h em apenas 6 segundos, o que é 2,1 segundos mais rápidos que a versão HEV. Esse incremento de potência veio uma parte do bem construído motor 2.5 16V de quatro cilindros, que agora produz 185cv, ante 178cv da versão não plugável, mas principalmente do motor elétrico dianteiro que anteriormente entregava 59,5cv e na nova versão, produz 185 cavalos! Um aumento e tanto!

O RAV4 PHEV mantém o sistema de tração integral por demanda, onde um segundo motor elétrico no eixo traseiro move as rodas apenas em condições de baixa aderência ou quando se tem maior necessidade de envio de torque as rodas. No mais, é um carro de tração dianteira, e isso ajuda o carro a ser mais eficiente e aumenta a vida útil dos pneus.

O NOVO SISTEMA HÍBRIDO PLUG-IN, O DESTAQUE DO RAV4

Nós fizemos o teste e rodamos 71 km exclusivamente na tração elétrica, e ainda restou mais 5km de autonomia na bateria. Ou seja, a própria Montadora anuncia 55km como o alcance máximo apenas movido pelos motores elétricos e nós conseguimos levar isso a outro nível. O que é bem interessante. Outros SUVs médio grandes que temos avaliado tem mostrado autonomia elétrica abaixo desse resultado. Apesar do esforço do SUV japonês ainda fica abaixo de concorrentes chineses, mas mesmo assim ainda podemos considerar um resultado muito bom! Ponto para o RAV4 PHEV.

E, conduzir um SUV tão bem acertado quanto um RAV4 em um modo 100% elétrico, é um caso à parte! Combinou demais com a proposta do carro e levou o modelo a outro patamar. Inclusive recomendamos que ao adquirir seu RAV4 PHEV mantenha ao quanto puder a bateria com bom nível de carga para poder usufruir da condução elétrica nesse carro! Silencio, e torque imediato sob o pedal do acelerador vão te fazer esquecer que ali embaixo do capô habita ainda um motor a combustão.

E, em modo HEV ( híbrido ) é possível rodar 35 quilômetros consumindo apenas um litro de gasolina na cidade, o que é praticamente o dobro do que entrega a versão híbrida regenerativa com seus já bons 17km/l em ambiente urbano. Conta para isso a alta eficiência do sistema, onde o Inmetro classifica com 0,62 MJ/km o que é muito bom para um híbrido plug-in.

Saiba que parte da alta eficiência do conjunto híbrido do RAV4 sempre se deu por mérito do seu confiável motor 2.5 16V de quatro cilindros aspirado A25A-FXS, que equipa tanto a versão HEV, quanto outros modelos da linha Lexus no Brasil como NX300h e ES300h.

Esse motor, que é uma obra da engenharia japonesa, tem rendimento de 41%, sendo um dos melhores nesse quesito hoje no Mundo entre os aspirados. Só para efeito de comparação, o motor de um carro comum, em média tem um rendimento térmico de apenas 33%, ou seja, apenas um terço da energia proveniente da queima do combustível é convertida efetivamente em trabalho para mover as rodas. Os outros dois terços são dissipados em forma de calor e ruído. No motor do RAV essas perdas são reduzidas.

Então, esse motor 2.5, seja ele na versão HEV ou PHEV, por si só já entrega bastante eficiência. A questão é que os engenheiros japoneses, ainda não satisfeitos, conseguiram extrair 7 cavalos a mais do motor quando instalado no modelo plugável. E agora são 185 cavalos de potência, mantendo os mesmos 22,7kgfm de torque, sempre queimando gasolina.

Junte agora o competente motor, não a um, mas sim dois motores elétricos, sendo um em cada eixo, para ajudar a movimentar o carro. Assim temos o sistema híbrido plug-in da Toyota que é comercializado em outros mercados em modelos com o Prius e a própria RAV4 com o sobrenome “PRIME” indicando se tratar de modelos híbridos plugáveis da Montadora.

Então, esse motor 2.5, seja ele na versão HEV ou PHEV, por si só já entrega bastante eficiência. A questão é que os engenheiros japoneses, ainda não satisfeitos, conseguiram extrair 7 cavalos a mais do motor quando instalado no modelo plugável. E agora são 185 cavalos de potência, mantendo os mesmos 22,7kgfm de torque, sempre queimando gasolina.

Junte agora o competente motor, não a um, mas sim dois motores elétricos, sendo um em cada eixo, para ajudar a movimentar o carro. Assim temos o sistema híbrido plug-in da Toyota que é comercializado em outros mercados em modelos com o Prius e a própria RAV4 com o sobrenome “PRIME” indicando se tratar de modelos híbridos plugáveis da Montadora.

Há opções de modo de condução ECO, SPORT e NORMAL, o que muda a personalidade do carro, passando de uma pacato SUV familiar para um esportivo de respeito ao girar o seletor no console. A seleção do modo de condução muda não apenas a tocada do carro, mas também a configuração do painel e até mesmo a cor do seletor, variado de verde, azul e vermelho. Um toque de capricho no carro.

INOVAÇÃO EM CIMA DE INOVAÇÃO

A RAV4 teve o seu lançamento em 1994, e após cinco gerações acumulou diversas inovações apresentadas pela Toyota ao redor do Mundo. O modelo chegou até mesmo a ter uma versão 100% elétrica no já distante ano de 2012, com produção limitada a 2.600 unidades, feita em parceria com ninguém menos que a novata na época, a Tesla Motors! Sim, a Toyota foi uma investidora ainda fase inicial da empresa Americana, sendo vital para se tornar o que é hoje.

Ainda com relação as inovações, a primeira RAV4 híbrida regenerativa ( HEV )chegou ao mercado internacional em 2016, mas que não foi comercializada nesse tipo de motorização no Brasil, estreando apenas na quinta e atual geração, lançada por aqui em 2019.

Agora, em 2024, foi a vez da tecnologia plug-in passar a fazer parte da gama. Mas antes disso, um protótipo foi apresentado pela empresa a imprensa em 2023 que utilizava uma inovação que irá fazer parte da gama de modelos apenas em 2026, que é a híbrida plug-in Flex! 

TANTA EFICIÊNCIA COBRA UM PREÇO POR ISSO

O RAV4 PHEV entrou em uma faixa de preço que em um primeiro momento pode ser vista como fora de mercado, mas que precisa considerar que a base para a precificação parte do modelo híbrido regenerativo, e não diretamente de um concorrente presente no mercado. E, portanto, o posicionamento de preço se dá justamente pelo fato de ser uma tecnologia mais cara, pois utiliza uma bateria de maior capacidade e um sistema de carregamento por tomada. Além disso, a Toyota deu uma personalidade própria ao RAV4 PHEV para justificar o ticket mais elevado pedido pelo modelo. 

A maior dificuldade de comparação reside justamente no fato de não haver concorrentes diretos para balizar o seu preço utilizando a mesma tecnologia híbrida plug-in. Modelos chineses se posicionam abaixo, e alemães estão acima. E o que seria um concorrente natural, o Honda, não utiliza o mesmo sistema plugável. Resta, portanto, ao RAV4 PHEV um posto isolado de híbrido Plug-in, na faixa dos R$ 400 mil onde é rodeado por modelos 100% elétricos como o Volvo XC40 Ultimate ou mesmo o novo Kia EV5, ambos movidos apenas a eletricidade.

CONCORRENTES

Se considerarmos a tecnologia híbrida plug-in e o tipo de carroceria, SUV Médio grande, o RAV4 PHEV passa a concorrer diretamente com modelos chineses, que estão a um valor mais baixo, e com modelos alemães em uma categoria acima.

O posicionamento do RAV4 PHEV o coloca entre modelos chineses, que com certeza entregam muito mais em termos de conteúdo como tela multimídia de maior dimensão, ou a opção de telo solar panorâmico. Mas, que ainda não mostraram se terão no futuro a mesma confiabilidade mecânica de um Toyota, algo que é reconhecido no Mundo todo, e não à toa, ainda é a maior Montadora do Mundo.

Se enxerga só preço, seu olhar vai recair sobre os chineses com certeza. Se quer um algo mais que um Toyota, sua mira vai estar em modelos alemães. Se quer um híbrido plug-in de uma empresa japonesa, hoje no Brasil só existe o RAV4 PHEV como opção!

Nem mesmo o novo Honda CRV e:HEV concorre com essa versão plug-in do RAV4, mas sim com a HEV, com a qual rivaliza diretamente, mas que ainda assim está se posicionando acima do modelo da Toyota no preço cobrado. É um excelente carro mas como não possui versão plug-in ( a Honda não trabalha com híbridos plugáveis ) seu posicionamento é outro. Resta apenas chineses, alemães ou quem sabe, um sueco como opção na mesma tecnologia.

BYD SONG PLUS

Não seria bem concorrente direto. Ele se aproxima da proposta do RAV4 PHEV pelo fato de ser um SUV médio grande e híbrido plug-in, mas o Toyota tem o posicionamento de um público um pouco mais selecionado, capaz de pagar mais pelo produto, e que não se encanta tanto pelo apelo tecnológico do BYD.

Não que o BYD Song Plus não seja uma excelente carro, muito pelo contrário, é um ótimo produto. A questão é que diante do RAV4 PHEV ainda lhe falta o reforço da imagem que uma marca nova como a BYD ainda está construindo. E para alguns clientes isso é algo importante.

VOLVO XC60 T8 RECHARGE PLUS

Um belíssimo carro, sólido e bem construído, com interior clean como um bom carro escandinavo. Mesmo sendo importado atualmente da China, o XC60 mantém o charme sueco, e se mostra uma opção mais cara ao RAV4 PHEV.

De uma marca tão confiável quanto um Toyota, um Volvo tem a seu favor a durabilidade e a qualidade técnica, mas não possui uma rede tão ampla de concessionários quanto a Toyota, o que pode limitar o acesso ao modelo. Além disso, como já avaliamos aqui no EVPLACE, a versão Plus ainda deixa a desejar em requinte, sendo a versão Ultimate a recomendada por nós para uma compra mais assertiva, mas para isso será preciso desembolsar mais, se afastando assim do modelo japonês.

AUDI Q5 TFSI PERFOMANCE QUATTRO

Subindo mais na “cadeia alimentar” o cliente pode esbarrar com o Audi Q5 híbrido plug-in em sua busca pelo carro novo. A favor do modelo das “quatro argolas” está justamente o fato de ser alemão, de entregar mais potência que o Toyota, e de contar com a famosa tração Quattro, que, como já avaliamos aqui no EVPLACE é simplesmente incrível.

Nesse ticket acima dos R$ 400 mil o cliente já enxerga que o peso das quatro argolas na grade do radiador, e isso é um fato. O fato dele ser mais caro que o RAV4 PHEV muitas vezes é colocado de lado pelo cliente em troca do Status da marca. Mas apesar de muito bom produto, não tem a mesma autonomia elétrica entregue pelo RAV4 PHEV.

POR QUE VOCÊ DEVE COMPRAR A RAV4 PHEV?

Se você se assusta com o valor cobrado pela Toyota nesse modelo, isso só enfatiza que você não é um legítimo “Toyotero”. Pois, quem é fã da Toyota entende todos os atributos que a Marca oferece como confiabilidade, qualidade construtiva, eficiência e bom valor de revenda. E isso um RAV4 tem de sobra! É um legítimo produto japonês com todos os bônus que isso pode oferecer. Se já foi dono de uma RAV4 HEV, ou ainda é, seria seu caminho natural subir mais um degrau e ingressar no modelo plugável.

Claro, não se terá mais o desapego com relação a pontos de recarga como na versão híbrida regenerativa. Afinal, a recarga da bateria se tornará um hábito importante se você quer extrair o máximo que a tecnologia pode oferecer, e se bem organizado essa rotina de recarga, ouso dizer que você terá nas suas mãos um RAV4 praticamente 100% elétrico, uma vez que sua autonomia utilizando apenas energia da bateria é mais que suficiente para o uso diário na cidade para a grande maioria das pessoas, fiicando aí a opção de encher o tanque apenas quando for fazer viagens mais distantes, onde você vai poder sentir como o RAV4 mudou seu temperamento, assumindo uma pegada mais esportiva. No final das contas, é um excelente produto da Toyota vendido aqui no Brasil!

Agradecemos a Toyolex Toyota por gentilmente nos ceder o veículo para nossa avaliação.

GALERIA

Comprimento: 4460mm

Largura: 1825mm

Altura: 1620mm

Entre eixos: 2640mm

Portamalas: 440 litros

Tanque: 36 litros

Peso: 1.450 kg

Ocupantes:05

Suspensão dianteira: Independente McPherson

Suspensão traseira: Eixo de torção

Freio dianteiro: Disco ventilado

Freio traseiro: Disco sólido

Direção: Eletroassistida

Pneus: 225/50 R18

Motor a combustão: 1.8 16V quatro cilindros aspirado

Potência do motor a combustão: 98cv ( G ) / 101cv ( E )

Torque: 14,5kgfm

Potência motor elétrico: 72cv

Torque motor elétrico: 16,6kgfm

Potência combinada: 122 cv

Torque combinado: não informado

Transmissão: eCVT

Tração: Dianteira

Tecnologia: Híbrido regenerativo ( HEV )

Capacidade da bateria: 1,3kWh

Química: Níquel Hidreto Metálico ( NiMH )

Capacidade de carregamento: Não se aplica

Preço 29/10/24 ( Fonte: site da Montadora )

*Valores podem sofrer alterações

Período de Revisão: A cada 10 mil km ou 12 meses

10 mil km: R$ 505,90

20 mil km: R$ 990,00

30 mil km: R$ 864,00

40 mil km: R$ 1.419,00

50 mil km: R$ 771,00

Aceleração 0 a 100km/h: 13s

Velocidade máxima:170 km/h

Autonomia elétrica: 0 km

Eficiência energética: 1,31 MJ/km

Emissão CO2: 79g CO2 / km

Consumo: 17,8km/l ( G ) / 11,8km/l ( E ) ( cidade )

Consumo : 14,7km/l ( G ) / 9,7km/l ( E ) ( estrada )

Garantia do veículo: 05 anos

Garantia da bateria: 08 anos

Itens de série

  • Central multimídia com tela sensível ao toque, rádio AM/fmfunção MP3, entrada USB e câmera de ré,
  • Espelhos retrovisores com ajustes e rebatimento elétricos,
  • Rack de teto longitudinal,
  • Acabamento do volante em couro na cor preta,
  • Painel central em black piano,
  • Difusores de ar com acabamento na cor prata,
  • Banco traseiro bipartido,
  • Rebatível 60:40 e reclinável,
  • Cobertura retrátil do porta-malas,
  • Pacote Toyota Safety Sense
  • Assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro e visual,
  • Frenagem automática,
  • Sistema de assistência de permanência de faixa (LTA),
  • Alerta de mudança de faixa (LDA),
  • Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Farol alto automático (AHB),
  • Sete airbags (dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro),
  • Barra de proteção no interior das quatro portas,
  • Controles eletrônicos de estabilidade e de tração,
  • Assistente de subida em rampa (HAC),
  • Sistema de alarme volumétrico e perimétrico,
  • Acendimento automático de faróis e lanternas
  • Luzes diurnas (DRL) nas lanternas dianteiras,
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro,
  • Computador de bordo com visor de 4,2”,
  • Indicador de direção econômica,
  • Chave com comandos integrados para abertura, travamento das portas e alarme,
  • Volante multifuncional.
  • Rodas de liga leve aro 18″ com acabamento na cor cinza escuro e diamantada, espelho retrovisor interno com antiofuscante eletrocrômico,
  • Start Button/Push Start
  • Smart Entry,
  • Limpador do para-brisa intermitente com sensor de chuva,
  • Computador de bordo com tela TFT de 7’’.
  • Retrovisores com função tilt down e alerta de ponto cego,
  • Moldura superior das janelas com acabamento cromado,
  • Faróis e lanternas em LED,
  • Farol alto automático,
  • Alerta de tráfego traseiro
  • Ar-condicionado dual zone automático digital frio e quente com duto traseiro,
  • Banco do motorista e do passageiro com regulagem elétrica.
  • Teto solar elétrico com função antiesmagamento,
  • Acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético bege.

Concorrentes do Toyota Corolla Cross XRX Hybrid

AVALIAÇÃO COMPLETA
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