
LEXUS RX450H - UNIVERSO PARTICULAR
Meu primeiro contato com o novo Lexus RX450H foi justamente em uma véspera de feriado, onde o percurso que eu estava programado para realizar estava com um fluxo de carros muito acima do normal por se tratar de uma costumeira rota para quem desce para as praias do litoral Sul do Estado.
Tomado de uma elevada confiança, afinal estava a bordo do topo de gama da linha no Brasil, imaginei que nada seria melhor que um transito intenso para testar o quanto um carro um como o RX40H pode ser confortável, e foi nessa experiência que o Lexus me arrebatou.
Silencio absoluto! Sim, o nível de isolamento é tão elevado que é não era possível perceber o que ocorria ao meu redor do lado de fora do carro. Nada abalava aquele elo que havia sido criado entre mim e o carro, de total acolhimento e proteção contra o calor, ruído, vibração, ou qualquer outra interferência do mundo exterior. Estava apenas eu, e o interior do RX450H, em um universo particular. Parecia que lá fora tudo ocorria no modo “mute”. Simplesmente impressionante!
A minha luta interna enquanto estive com o carro foi tentar entender como os engenheiros da Lexus conseguem chegar a esse nível de entrega? Afinal, para uma pessoa como eu que entende a fundo cada componente presente em um carro, seu funcionamento e como cada sistema interage entre si, me questionava o tempo todo como era possível fazer algo funcionar tão bem daquela forma? A cada acionamento de botão, eu me perguntava: “como assim?
Passei boa parte da experiência de condução refletindo quanto tempo deve ter sido dedicado a cada elemento do carro, a atenção máxima aos mínimos detalhes. E é disso que se trata o Luxo. Você paga não pelo produto em si, mas pelo nível de dedicação que pessoas tiveram para construir aquele que é seu objeto de desejo. Nesse ponto, eu tiro meu chapéu para a Lexus!
E foi dessa forma que fui tomado pela interpretação do luxo que o japoneses da Lexus propõem aos seus clientes. Já posso adiantar que depois de avaliar o RX450H me tornei um pouco mais exigente, por assim dizer. Afinal, o luxo é algo com que você rapidamente se acostuma.


O INTERIOR É UM ESTÍMULO AOS SENTIDOS
Uma vez que se está em um ambiente tão acolhedor e silencioso, outros sentidos são estimulados em nosso corpo, visto que a audição apenas voltaria a trabalhar quando ligado o sistema de som Premium assinado pela Mark Levison. Enquanto isso é o tato que mais vai trabalhar nesse carro.
Pois é impressionante a forma como o RX450H se comunica com o condutor. Todo comando que se toca tem uma forma de funcionamento muito peculiar. A resposta tátil que se tem ao girar o botão do volume do som é tão diferente de tudo que se tem em outros carros, que mesmo tendo a opção de aumentar ou diminuir o volume pelo volante, você vai preferir girar o botão abaixo da tela multimídia.
O acionamento dos vidros é tão suave, que questionei minha capacidade auditiva. Tive de repetir algumas vezes só para ter certeza o quão bom é seu funcionamento. O Interessante é que o ruído externo vai ficando do lado de fora até não se ouvir mais nada.


As texturas são um estímulo ao tato. Há vários níveis de revestimento, do couro liso ao perfurado, do revestimento em um material que lembra um Swede mas é ainda mais suave. Tudo de muito bom gosto. O que me chamou especial atenção foi o tecido liso que reveste a persiana do teto solar é de uma suavidade que deixou a equipe aqui do EVPLACE intrigados em saber que material é aquele? E como alguém pode escolher um tecido tão agradável de se tocar se nem mesmo foi feito para ser tocado, dada sua função que é cobrir o teto?
O revestimento em madeira escura, do modelo, contrastando de forma elegante com o interior claro, possui veios curvos e sinuosos como ondas. E está aplicado ao volante, o que particularmente considero um luxo, sobre o consome central e em detalhes no painel.
A forma, inclusive, como o porta-objetos que esconde o carregador por indução abre é de uma suavidade, que assusta. Fiquei imaginando quanto tempo demoraram para chegar ao timming certo de abertura. O mesmo ocorre com o porta copos integrado ao descanso de braço do assento traseiro. Simplesmente absurdo o nível de detalhe.




E, a ausência de maçanetas internas tradicionais, substituídas por um sistema de dois toques em um botão, nos torna adeptos da lei do menor esforço. Pelo lado de fora, ocorre o mesmo, apenas um toque na maçaneta fixa e abrimos a porta.


DESIGN SEMPRE INSPIRADO


Não há como não distinguir um Lexus em meio ao trânsito. Suas linhas são tão inspiradas, com cortes ousados que é impossível confundir com outro fabricante. É agressivo, dramático e impactante, ao mesmo tempo de que transpira bom gosto e elegância.
Coube a linha RX apresentar o novo conceito estilístico da tradicional grade Lexus, que será seguido por outros modelos daqui por diante. A grade frontal, que se tornou referência estética da geração anterior da marca com formato de ampulheta, e contemplando grande parte da dianteira agora foi reformulada com inspiração no seu modelo elétrico, o RZ, com uma projeção da parte superior e detalhe da grade em uma espécie de degradê, variando de esculturas esculpidas a partes vazadas, criando um belíssimo efeito estético. Isso dá a peça um visual mais fechado, e mais aerodinâmico.
Visto de lado é difícil não distinguir que é um RX, pois o detalhe do último pilar é característico dessa série, onde a queda acentuada do teto se funde ao vidro sobre o paralamas traseiro em um efeito estético inconfundível de já vem da geração anterior.
Os faróis dianteiros continuam recortados de uma forma muito pessoal. E as lanternas traseiras agora são unidas por uma régua vermelha com o nome da marca por extenso. Uma finalização em alto nível do design.




Os interior segue o novo padrão interno, com central multimídia mais integrada ao painel, com tela que divide a visualização das funções e os botões de acionamento odo ar condicionado trizone. Não há mais os botões giratórios sobre o painel de instrumentos da geração anterior, hoje ainda vistos em modelos como o sedã ES e no crossover UX.
Um destaque é o novo joystick que comanda as funções do cambio. É o mais prático que já vimos em um carro de luxo, pela facilidade de uso.
Senti falta apenas do odor do couro, mais presente no ES300H, que dá um ar de nobreza ao carro. Mas acredito ser pelo uso de novos materiais no interior.
O LUXO ESTÁ NOS DETALHES


Sim, o luxo está nos detalhes! E há muitos nesse carro a se falar. Como por exemplo as 14 posições de regulagem do assento dianteiro, tanto para motorista quanto passageiro, com três memórias, para ambos. Além disso a coluna de direção é ajustada eletricamente em altura e profundidade.
O lugar traseiro não foi esquecido pois o encosto do assento traseiro reclinável e botão para ampliar o espaço do passageiro traseiro, movendo para frente o banco dianteiro, algo só visto em sedãs executivos de alto luxo. Não fosse o bastante, através de um botão é possível ainda rebater os bancos traseiros para ampliar o espaço de carga, caso queira levar sua nova TV de 80” para a casa de praia.
A acústica que se forma ao ligar o sistema de som de 21 caixas e subwoofer assinado pela Mark Levinson, e seu efeito de palco é algo digno de aplauso. Em todo lugar que se olhe há uma caixa de som, devidamente embutida para não destoar da estética. Há caixas inclusive nos pilares traseiros, atrás dos encostos de cabeça.




TECNOLOGIA HÍBRIDA ELEVADA AO QUADRADO


Sim, matematicamente poderíamos dizer que o sistema híbrido plug-in da Lexus é nada menos que o sistema utilizado pela Toyota só que elevado a segunda potência, tamanha é a suavidade de funcionamento e eficiência com que funciona.
Há sim uma melhoria significativa, o que combina, e muito, com a proposta do carro.
É interessante saber que a série RX foi a primeira da gama Lexus a ser eletrificada no já distante ano de 2005. O modelo, o RX400H, utilizava o motor V6 3,3 litros com uma configuração de dois motores elétricos, um em cada eixo, o que proporcionava na época um desempenho similar ao V8 de 4,0 litros da marca, só que com um consumo significativamente menor. Em 2009 o RX foi atualizado e passou a utilizar a sigla 450H.
O primeiro modelo que chegou ao Brasil da série RX foi a quarta geração de uma linha de SUVs de alto luxo lançadas em 1998 nos EUA. O modelo híbrido, que aportou por aqui em 2020 foi o último a finalizar a motorização apenas a gasolina em nosso País, tornando a Lexus a primeira marca totalmente eletrificada em nosso mercado.
Sua plataforma permitia acomodar até sete passageiros, com muito luxo e conforto, além de contar com um motor de seis cilindros, de 3,5 litros em “V” e dois motores elétricos, sendo um por eixo, como já era padrão na linha RX.


Essa atual geração troca a motorização de seis cilindros por um quatro cilindros, de 2,5 litros muito mais eficiente, mantendo a tração integral nas quatro rodas por demanda, graças ao uso de um motor elétrico em cada eixo.
Esse novo powertrain produz 308 cavalos e potência e 45,9 kgfm de torque combinados que são entregues de maneira absurdamente suave as rodas.
O grande diferencial está na tecnologia plug-in, algo até então inédito na linha Lexus no Brasil, que permitiu a utilização de uma nova bateria de íons de Lítio, de 18,1 kWh de capacidade, que entrega até 55km no modo 100% elétrico. Suporta até 6,6kWh de carregamento que em apenas duas horas e meia permite uma carga completa na bateria.
UM CARRO PARA DESFRUTAR


Não que o Lexus com seus mais de 300 cavalos não possa entregar um comportamento esportivo, agradando aqueles que privilegiam desempenho. Basta selecionar o josytick para a direita, ativando o modo Sport, e fazendo uso de marchas simuladas nas aletas atrás do volante. Mas não espere o ronco do motor V10 do Lexus LFA.
Mas ele foi feito mesmo para ser apreciado, admirado, e conduzido de forma muito relaxada. Como um bom vinho se que saboreia cada taça sem a pressa para finalizar a garrafa.
A 100km/h na estrada o nível de conforto é muito bom. O silencio a bordo é tal que se escuta mais o ruído dos pneus, como ocorre em carros puramente elétricos. A suavidade de transição do modo elétrico para o híbrido, onde o motor a combustão é acionado é tamanha que é quase que imperceptível.
Um ponto que considerei impressionante no RX450H foi o fato de se estar tão confortável, em termos de espaço e conveniência no assento traseiro quanto no dianteiro. Algo difícil de se ter em um SUV, sendo algo mais comum em sedãs grandes executivos.


O espaço traseiro é tão amplo, em todas as direções, com destaque para as pernas que talvez seja o melhor lugar para se estar no carro. Com o ajuste de inclinação do encosto no máximo, com as pernas estendidas, e a cabeça apoiada, e braços sobre encosto de braço, e tela corta luz sobre o vidro, não há como não esquecer o mundo lá fora enquanto escuta “Wish you where here”, do Pink Floyd.
CONCORRENTES

Sim, nesse segmento de SUVs grandes de alto luxo há uma certa dedicação por parte das montadoras em apresentar produtos para um público seleto. Esse segmento é o lugar onde as Marcas de luxo tem concentrado boa parte do investimento. Por isso, ser bom aqui, é ser bom em um patamar muito alto.
BMW X5 XDRIVE45E

Esse que é um titã do segmento, o X5 pode-se assim dizer foi um dos mais bem aceitos SUVs já produzidos por uma marca de luxo. O modelo que aqui no Brasil já desfilou com motorização de seis e oito cilindros a gasolina e até uma motorização a Diesel triturbo. Hoje apenas é vendido por aqui em versão única híbrida Plug-in, e dois níveis de acabamento: X-line e M Sport. E por isso, está no mesmo segmento que o Lexus RX450H.
Mas para levar esse gigante para sua garagem a marca de Munique pede R$ 750 mil São 489cv que levam esse gigante de 2,4 ton aos 100km/h em apenas 4,8 segundos. Também é o modelo do segmento com maior bateria: são 22kwh de capacidade, que entregam, segundo a marca 78km no modo elétrico. É para quem privilegia comportamento dinâmico e esportividade.
JAGUAR F-PACE P400E

Enquanto a Lexus tem sua própria interpretação do Luxo, a Jaguar, tradicional fabricante inglesa, possui seu representante de como deve ser um SUV de luxo ao melhor estilo “British”.
Couro por toda a parte e acabamento de alto padrão, associado a um design bastante acertado de Ian Callun, chefe de estilo da marca. É bom lembrar que o Jaguar E-Type de 1961 já foi escolhido como o carro mais belo de todos os tempos, então de beleza eles entendem.
É uma excelente opção dentro do segmento recheado de alemães, e que enfrenta diretamente o Lexus em termos de posicionamento de preço, estando um pouco acima no valor final pedido de R$ 640 mil.
Seu conjunto híbrido plug-in é o mesmo utilizado hoje em modelos da JLR, como o Defender, Velar e Range Rover Sport.
POR QUE COMPRAR O LEXUS RX450H
Simplesmente porque é um SUV que entrega tudo o que você investiu de volta em luxo e conforto. Se dá mais valor a desempenho, recomendo dar uma olhada no RX500H F Sport. Esse sim um SUV de luxo japonês focado em esportividade.
Se reconhece a confiabilidade, qualidade e requinte da Lexus. O RX450H é o seu carro!
Agradecemos a Lexus Recife por gentilmente nos ceder o carro para avaliação.
GALERIA












Comprimento: 4460mm
Largura: 1825mm
Altura: 1620mm
Entre eixos: 2640mm
Portamalas: 440 litros
Tanque: 36 litros
Peso: 1.450 kg
Ocupantes:05
Suspensão dianteira: Independente McPherson
Suspensão traseira: Eixo de torção
Freio dianteiro: Disco ventilado
Freio traseiro: Disco sólido
Direção: Eletroassistida
Pneus: 225/50 R18
Motor a combustão: 1.8 16V quatro cilindros aspirado
Potência do motor a combustão: 98cv ( G ) / 101cv ( E )
Torque: 14,5kgfm
Potência motor elétrico: 72cv
Torque motor elétrico: 16,6kgfm
Potência combinada: 122 cv
Torque combinado: não informado
Transmissão: eCVT
Tração: Dianteira
Tecnologia: Híbrido regenerativo ( HEV )
Capacidade da bateria: 1,3kWh
Química: Níquel Hidreto Metálico ( NiMH )
Capacidade de carregamento: Não se aplica
Preço 29/10/24 ( Fonte: site da Montadora )
*Valores podem sofrer alterações
Período de Revisão: A cada 10 mil km ou 12 meses
10 mil km: R$ 505,90
20 mil km: R$ 990,00
30 mil km: R$ 864,00
40 mil km: R$ 1.419,00
50 mil km: R$ 771,00
Aceleração 0 a 100km/h: 13s
Velocidade máxima:170 km/h
Autonomia elétrica: 0 km
Eficiência energética: 1,31 MJ/km
Emissão CO2: 79g CO2 / km
Consumo: 17,8km/l ( G ) / 11,8km/l ( E ) ( cidade )
Consumo : 14,7km/l ( G ) / 9,7km/l ( E ) ( estrada )
Garantia do veículo: 05 anos
Garantia da bateria: 08 anos
Itens de série
- Central multimídia com tela sensível ao toque, rádio AM/fmfunção MP3, entrada USB e câmera de ré,
- Espelhos retrovisores com ajustes e rebatimento elétricos,
- Rack de teto longitudinal,
- Acabamento do volante em couro na cor preta,
- Painel central em black piano,
- Difusores de ar com acabamento na cor prata,
- Banco traseiro bipartido,
- Rebatível 60:40 e reclinável,
- Cobertura retrátil do porta-malas,
- Pacote Toyota Safety Sense
- Assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro e visual,
- Frenagem automática,
- Sistema de assistência de permanência de faixa (LTA),
- Alerta de mudança de faixa (LDA),
- Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Farol alto automático (AHB),
- Sete airbags (dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro),
- Barra de proteção no interior das quatro portas,
- Controles eletrônicos de estabilidade e de tração,
- Assistente de subida em rampa (HAC),
- Sistema de alarme volumétrico e perimétrico,
- Acendimento automático de faróis e lanternas
- Luzes diurnas (DRL) nas lanternas dianteiras,
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro,
- Computador de bordo com visor de 4,2”,
- Indicador de direção econômica,
- Chave com comandos integrados para abertura, travamento das portas e alarme,
- Volante multifuncional.
- Rodas de liga leve aro 18″ com acabamento na cor cinza escuro e diamantada, espelho retrovisor interno com antiofuscante eletrocrômico,
- Start Button/Push Start
- Smart Entry,
- Limpador do para-brisa intermitente com sensor de chuva,
- Computador de bordo com tela TFT de 7’’.
- Retrovisores com função tilt down e alerta de ponto cego,
- Moldura superior das janelas com acabamento cromado,
- Faróis e lanternas em LED,
- Farol alto automático,
- Alerta de tráfego traseiro
- Ar-condicionado dual zone automático digital frio e quente com duto traseiro,
- Banco do motorista e do passageiro com regulagem elétrica.
- Teto solar elétrico com função antiesmagamento,
- Acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético bege.