
RENAULT MEGANE ETECH – O MELHOR RENAULT
A Renault já tem uma longa história com o Brasil. Em 1993 iniciou suas vendas ainda como importadora, e cinco anos depois começou a produção em solo nacional com sua fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná. Passadas três décadas, ouso afirmar que nunca houve um Renault como o Megane eTech! Ele é sem dúvidas, o melhor modelo da Marca que já circulou pelas cidades brasileiras! Um legítimo Renault!
E não falo dos produtos Renault argentinos, ou Renault de “origem” Dacia. Falo de uma Renault que foi referência em Ralis na Europa e durante um bom tempo assombrou os circuitos de Fórmula 1, seja como fornecedora de motores da Williams, seja com equipe própria bi-campeã da categoria. É dessa Renault que me refiro, é ela que enxergo quando olho para o Megane eTech.
Do homônimo vendido no Brasil, não há nenhum vestígio, até porque das cinco gerações, apenas as duas primeiras foram vendidas por aqui ( 1995 a 2001 e 2002 a 2008 ). A terceira, e principalmente a quarta, influenciaram no que é a atual quinta geração, pois aceitaram em definitivo a carroceria hatch, deixando a versão sedã e perua de lado.
DESIGN INSPIRADO


As linhas do Megane eTech foram inspiradas no conceito Megane eVision, o qual manteve vários elementos estéticos. E como ficou bonito esse carro! Está a um passo entre um hatch e um SUV pois suas linhas foram verticalizadas para harmonizar com a necessidade de uma bateria no assoalho. E nós aqui no EVPLACE sabemos como isso é difícil. O recurso estilístico usado foi elevar a linha de cintura, utilizar rodas grandes e um capo elevado, o que dá um ar massudo ao carro. Parece um hatch que tomou Wey Protein e se matriculou em um box de Crossfit! O resultado disso ficou realmente muito bom!


O teto preto brilhante contrastante dá um toque final de elegância, principalmente nessa cor Cinza Rafale. Há outras duas cores, a azul Nocturno e Cinza Schiste, todos com revestimento interno dos bancos em tecido ecológico cinza muito agradável ao tato.
O interior é moderno, com volante com base e topo retos, painel digital configurável, central mutimidia e console flutuante, que abre grande espaço na cabine, pois o seletor de marchas é uma alavanca na coluna de direção. Sobre o painel um revestimento em tecido, que lembra um jeans é descolado e muda o padrão que estamos acostumados.
O RENAULT MAIS SEGURO DE TODOS
Todos os carros que temos avaliados aqui no EVPLACE tem mantido um padrão elevado em termos de segurança. Com o Megane eTech não foi diferente.
Utilizamos como referência o resultado dos Crash teste realizado pela Euro NCAP instituição europeia de respeito quando o assunto é segurança veicular. E o candidato francês se saiu muito bem no quesito, conseguindo cinco estrelas.
O modelo possui assistente de partida em rampa, faróis inteligentes que ajustam o facho de acordo com o fluxo, reconhecimento de placas, câmera no retrovisor interno para permitir a visualização mesmo com capacidade máxima dos passageiros, controle de velocidade adaptativo e sistema stop and go que para o veículo no tráfego e acompanha quando o da frente se mover, e alerta de tráfego cruzado.
Com relação aos airbags, são sete ao todo, sendo dois frontais, dois laterais dianteiros, dois de cortina e um central entre os bancos.
(RE)VOLUÇÃO FRANCESA

Talvez você não saiba, mas carro elétrico para a Renault não é novidade. Afinal, dentre as grandes marcas tradicionais foi uma das primeiras a entrar nesse segmento, com o bem-sucedido Zoe, ainda no já distante ano de 20212. Antes de seu lançamento oficial a Montadora de Boulogne-Billancourt buscou sentir o mercado com a apresentação de três protótipos, que já levavam o nome Zoe, O primeiro foi apresentado em 2025, e o segundo e terceiro, nos anos de 2009 e 2010.
O Zoe chegou ao Brasil em 2018, recebeu uma restilização, e foi descontinuado em 2023, onde na Europa deu lugar ao novo Renault 5. Por aqui não obteve muito sucesso nas vendas acumulando 203 unidades vendidas. Mas, em seu currículo consta o título de carro elétrico mais vendido na Europa entres os anos de 20215 e 2016.


No envolvimento da Renault com os carros elétrico houve até um Fluence ZE ( Zero Emission ), 100% elétrico em 2010, sem falar no irreverente Twizzy,( 2012 ) que está mais pra um quadricíclo que carro propriamente dito. Além de modelso comerciais como o Kangoo e Master elétricos.
Quando falamos em Megane eTech estamos nos referindo a um modelo totalmente novo que estreou a nova plataforma CMF-EV da Renault/Nissan/ Mitsubishi compartilhada com o Nissan Ayra e o Renault Scenic eTech. sendo fabricado na França, na fábrica de Douai, localizada no centro da ElectriCity, um novo centro da indústria elétrica europeia. Na Europa já acumulou mais de 60 mil unidades vendidas desde o lançamento em 2022.
Sua arquitetura elétrica é de 400V e há um grande diferencial que é a capacidade de suportar recarga em corrente contínua de até 22kW, algo só visto em poucos modelos de alta gama, e no mínimo duas vezes e meio o seu preço. Na prática, o dono do carro dificilmente terá um carregador de 22kW em casa pois é preciso uma ligação trifásica de 380V, então no máximo, terá um Wallbox de 7,2kW que ira carregar totalmente a bateria de 60kWh de capacidade em torno de 8 horas. O que não é nada mal.
A vantagem é que quando for a um ponto público de Shopping, por exemplo, que tenha potência de 22kW, a carga será realizada em apenas 3h! O que é sensacional!
A bateria de íons de Litio ainda conta com um arranjo físico diferenciado, sendo montada em dois níveis, onde a parte menos espessa tem apenas 11 cm de altura, e a parte mais alta fica por baixo do banco dos passageiros traseiros, librando assim bastante espaço no interior do carro, principalmente ao nível dos pés.
Em termos de evolução tecnológica, só para entendermos o quanto o Megane é evoluído em relação ao Zoe, em uma simples comparação, a bateria é 20% mais densa energeticamente, o motor elétrico é 15% mais leve e 20% menor, utilizando 45% menos cobre. Ou seja, muito mais eficiente quanto ao uso dos recursos! Ponto pra Renaut!


É PRECISO SER EFICIENTE!
Mas não é sé ser bonito! Um carro elétrico precisa ser eficiente, é o Megane eTech nesse quesito é uma referência! Segundo o Inmetro o modelo tem um consumo energético de apenas 0,51 MJ/km, o que representa um consumo equivalente de 41,4km/l em percurso urbano e 38,8km/l na estrada.
Apenas como referência, seu concorrente direto, o BYD Yuan Plus é um pouco menos eficiente, com 0,56 MJ/km e consumo equivalente 39,8km/l na cidade e 33,1km/l na estrada. Por isso, mesmo que os dois utilizem bateria de mesma capacidade, 60kWh, o francês atinge 337km de autonomia, enquanto o chinês alcança 297km. São 40km a mais, que podem fazer diferença no dia-a-dia na hora de buscar por um carregador ou conseguir chegar em casa.
QUASE UM ESPORTIVO


Se 220 cavalos ( 161 kW ) e 30,6kgfm de torque que fazem o Megane ir até os 100km/h em apenas 7,3 segundos não lhe agradar, quero lembrar que são números próximos de um sedã esportivo a combustão como o Jetta GLI. E, olhe que a proposta do carro nem é ser esportivo, mas ter um comportamento dinâmico ágil, principalmente na cidade e em viagens com a família.
Ao acionar o modo Sport no seletor na base do cubo do volante, a sensibilidade do pedal do acelerador muda, os painéis de instrumentos assumem outra grafia, com tom vermelho e o carro muda de personalidade, o que torna a condução bem divertida.
Mas vale lembrar que não se trata de um esportivo, e sim de um modelo elétrico com boas prestações de aceleração.
A responsabilidade por colocar os 30kgfm de torque no chão é dos Pneus Continental da série EcoContact 6, nas medidas 195/60 R18 H XL, que são pneus exclusivos para modelos elétricos. Que, inclusive, são pneus com perfil relativamente alto, se comparado outros elétricos, e mais próximos de medidas usadas por modelos a combustão no Brasil que usam perfil 55 para um aro menor, de 16 polegadas. Ou seja, tem bastante borracha entre o pneu e a roda. Bom para absorver impactos.
CONFORTO E CONVENIÊNCIA AO ESTILO EUROPEU


Os assentos da Renault costumam ser confortáveis, e no Megane ganham um ar ecológico pelo uso de fibras recicladas no tecido do banco. Isso não compromete o requinte interno, uma vez que as linhas são modernas e de bom gosto.
Há toques de requinte como a representação do logo da Empresa no piso ao se abrir as portas dianteiras, iluminando a entrada, e servindo com boas vindas. O sistema ambiente light também permite dar uma personalidade ao interior do carro variando o tom das fitas de led nas portas da frente e painel.
Há carregamento por indução, e sob o console central, que é regulável para frente e para trás, há um nicho para colocar o celular. Bem prático.


Prático também é o espaço entre os bancos dianteiros pela ausência de console central. O que no primeiro momento parece um enorme vazio pode ser um bom porta objetos, apesar de ficar um tanto distante do motorista e passageiros. Há ainda peças moveis que permitem vários arranjos diferentes, criando novos nichos para transportar objetos de tamanhos variados.
No quesito conforto, fica devendo o ajuste elétrico dos bancos dianteiros, algo que até o BYD Dolphin Mini tem, e seu concorrente direto, o BYD Yuan Plus também tem.
Ao menos, ao abrir as portas dianteiras, você é recebido por uma projeção da logo da empresa estilizada, um requinte que pouco se vê em carros nessa faixa de preço.


CONCORRÊNCIA DIFÍCIL
A concorrência do Megane eTech não é nada fácil, uma vez que existe o o BYD Yuan Plus e recentemente foi anunciado a versão atualizada do, também francês, Peugeot e2008 GT
BYD YUAN PLUS

A favor, o modelo Chinês tem no currículo o título de BYD mais vendido do Mundo, tendo arrematado mais de um milhão de proprietários desde o seu lançamento. Em outros mercados, como na Europa, é conhecido por Attos 3, mas no geral é o mesmo modelo vendido no Brasil.
O apelo do modelo está no que ele entrega pelo preço. Bem-acabado, com design mais para carro europeu que chinês, propriamente dito, boa opção de powertrain com 204cv de potência que garante uma aceleração até os 100km/h em 7,3s segundos e uma autonomia, segundo o Inmetro de 294km, graças a bateria de 60kWh de capacidade. São números bem próximos do Megane, inclusive no volume do porta-malas de 400 litros.
O que pode desagradar a alguns é o interior com um toque de estilo um tanto quanto ousado, com muitas curvas, seguindo uma referência mais orgânica das linhas. Isso é percebido desde as curvas do painel, console central, acabamento das portas e dos inusitados porta objetos das portas com elásticos e a maçaneta integrada a caixa de som. Não que seja ruim, pois tudo é muito bem feito, mas é um tanto diferente.
O modelo no Brasil tem ficado atrás nas vendas dos modelos elétricos da Marca como Dolphin e Dolphin Mini, com preço mais acessível.
PEUGEOT E2008 GT

Há uma briga boa também com seu conterrâneo, o Peugeot e2008 GT, que acaba de ser reestilizado no Brasil.
Em termos de potência, o Francês da marca do Losango sai na frente. São 220 cv contra 158cv do já atualizado e2008. Ao menos melhorou, pois possuía apenas 136 cv na versão anterior. Os 0 a 100km/h agora são cumpridos em 8,9 segundos e a velocidade final é de 150km/h.
Em termos de estilo a Peugeot vem entregando produtos muito bem resolvidos, desde a chegada do SUV médio 3008, do qual o e2008 bebeu da mesma fórmula. É bonito, com designe moderno no exterior e interior, com destaque para a segunda geração do I-cockpit, com volante achatado e visibilidade do painel por cima dele. Nesse quesito, o e2008 se posiciona mais como um SUV compacto nas suas linhas. Dizer qual é o mais bonito, é uma questão de gosto pessoal. Quanto a bateria, agora de 54kWh ganhou mais autonomia, entregando 261 km com uma carga completa.
Dos três, é o que entrega menos, mas não que seja um produto ruim, pelo contrário, quando foi lançado na primeira versão agitou bastante o mercado antes do desembarque dos chineses. Ocorre que com a chegada do Yuan, houve um reposicionamento no mercado.
E POR QUE VOCÊ DEVE COMPRAR O MEGANE ETECH?

Como dito, o Megane eTech é o melhor Renault que já passou aqui pelo Brasil. Argumentos positivos ele possui de sobra. É elegante, bonito, com bom espaço para quatro pessoas, confortável, moderno, e carrega rápido, o que é muito bom! Apenas o posicionamento de preço tem dificultado o acesso ao carro. Se surgir uma promoção e você for fã da marca, pode colocar na garagem que não irá se arrepender.
GALERIA












Comprimento: 4200mm
Largura: 1768mm
Altura: 1519mm
Entre eixos: 2685mm
Portamalas: 440 litros
Peso: 1.680 kg
Ocupantes: 05
Suspensão dianteira: Independente McPherson
Suspensão traseira: independente, multibraço
Freio dianteiro: Disco ventilado
Freio traseiro: Disco sólido
Direção: Eletroassistida
Pneus: 195/60 R 18
Potência motor elétrico dianteiro: 220cv
Torque motor elétrico dianteiro: 30,5kgfm
Tração: dianteira
Tecnologia: Elétrico a bateria ( BEV )
Capacidade da bateria: 60kWh
Química: Íons de lítio ( NCM )
Capacidade de carregamento ( CA ): 22kW
Capacidade de carregamento ( CC ): 130kW
Tempo de carregamento ( 3,6kW CA ): Aprox. 16h
Tempo de carregamento ( 7,2kW CA ): Aprox. 8h
Tempo de carregamento ( 11kW CA ): Aprox. 5h30min
Tempo de carregamento ( 22kW CA ): Aprox. 3h
Tempo de carregamento ( 30kW CCA ): Aprox. 30min
Aceleração 0 a 100km/h: 7,4s
Velocidade máxima:160 km/h
Autonomia elétrica: 337km ( Inmetro )
Eficiência energética: 0,51 MJ/km
Emissão CO2: 0g CO2 / km
Consumo equivalente: 41,4km/le
Consumo equivalente: 38,8km/le
Garantia do veículo: 03 anos
Garantia da bateria: 08 anos
Itens de série
- Rodas de liga leve de 18″
- Teto biton e retrovisores na cor preto Etoilé
- Lâminas dianteiras/traseiras no estilo F1 na cor da carroceria
- Maçanetas externas ocultas e rebatíveis automaticamente
- Antena tipo barbatana de tubarão
- Retrovisores externos elétricos com rebatimento automático e aquecimento
- Retrovisores com indicador de direção dinâmicos
- Faróis dianteiros 100% em LED
- Luzes traseiras em LED com efeito “moiré” 3D
- Luzes indicadoras de direção dinâmicas/sequenciais
- Farol alto inteligente com função neblina
- Regulagem automática de altura dos faróis
- Retrovisores externos elétricos rebatíveis com luzes de cortesia em LED que projetam o logotipo da Renault
- Freios ABS
- Frenagem automática de emergência (AEBS)
- Kit de reparo dos pneus com compressor portátil
- Monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
- Reconhecimentos de placas de velocidade (TSR) com alerta de excesso de velocidade (OSP)
- QR Code para auxílio em emergências
- Sensores crepuscular e de chuva
- Sensores de estacionamento frontal, traseiro e laterais com câmera de ré traseira
- Sistema CAR – travamento automático das portas a 6 km/h
- Aviso sonoro para pedestres (VSP)
- 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 entre os bancos dianteiros “far-side airbag”)
- Alerta e frenagem de tráfego cruzado traseiro (RCTA+RCTB)
- Alerta e intervenção de ponto cego (BSW+BSI)
- Isofix
- Assistente de partida em rampa (HSA)
- Alerta de colisão frontal (FCW) e alerta de distância segura (DW)
- Alerta de saída segura dos ocupantes (OSE)
- Controle de velocidade adaptativo (ACC) com Stop & Go
- Alerta e assistente de permanência em faixa (LDW+LKA) com aviso para ultrapassagens
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
- Detector de fadiga do motorista
- Direção elétrica
- Chave presencial tipo cartão
- Frenagem regenerativa – com quatro modos de regeneração via Paddle Shift
- Sensor de chuva e crepuscular
- Central multimídia de 9 polegadas
- Espelhamento de smartphone sem fio Android Auto® e Apple CarPlay®
- Painel de instrumentos 100% digital de 12,3 polegadas
- Painel de instrumentos em tecido 100% reciclado
- Ar-condicionado automático e digital Dual-zone
- Sistema de som Arkamys com seis alto-falantes
- Console central elevado com apoio de braço ajustável e com porta-objetos
- Bancos revestidos de tecido e plásticos reciclados
- Banco do condutor com ajustes manuais
- Volante revestido com tecido premium e com aquecimento
- Acabamento em suede nos painéis de porta
- Quatro tomadas USB-C (2 traseiras e 2 dianteiras)
- Carregador de smartphone por indução
- Retrovisor interno com câmera